ALCÂNTARA

Curso realizado pelo SENAR/MA em Alcântara é concluído com entrega de certificados

Foram realizados os cursos de artesanato de produção de alimentos, artesanato de fibra de buriti, avicultura de cortes, hortaliças de folhagem, piscicultura, negócio certo rural e de suinocultura

Alunos dos cursos de artesanato de produção de alimentos, artesanato de fibra de buriti, avicultura de cortes, hortaliças de folhagem, piscicultura, negócio certo rural e de suinocultura realizado pelo Serviço nacional de Aprendizagem Rural (Senar), foram certificados ao concluírem suas respectivas formações. A solenidade de entrega dos certificados aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Alcântara e reuniu amigos e familiares dos formandos.

“Eu só tenho a agradecer – a Deus em primeiro lugar – por nos conceder esse momento maravilhoso de estar realizando mais um trabalho na nossa Pasta. Fico feliz de poder estar contribuindo com a administração e fazendo um trabalho que eu mais gosto de fazer – ver nossos agricultores capacitados para realizarem as suas atividades”, disse o secretário municipal de Agricultura, Aquicultura, Pesca e Abastecimento de Alcântara, Antônio Marcos Pinho Diniz, que agradeceu à gestão, na pessoa do Padre William. “Agradeço ao Sindicato Rural por ser esse grande parceiro, ao SENAR por nos garantir essas capacitações em 2021 e podermos estar juntos este ano. Por último agradeço aos agricultores e a toda a equipe da Secretaria de Agricultura, se não estivéssemos todos juntos não se conseguia fazer nada”.

Os cursos foram realizados pelo SENAR em parceria com a Prefeitura de Alcântara, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura, Pesca e Abastecimento (SEAPA), e aconteceram de maio a outubro do ano passado. Em média, as turmas foram formadas por cerca de 15 a 20 alunos. Todos concluíram a formação, sendo que 60% do alunado é do sexo feminino.

Três comunidades foram contempladas com os cursos: Santa Maria, Peru e Cajueiro. As aulas ocorreram nas escolas das comunidades. “Eu destaco o curso de gestão de negócios, que ensina passo a passo como você gerenciar o seu negócio ou a sua propriedade rural”, conta Magno Roberto Diniz, que fez os cursos de gestão de negócio, avicultura de corte e suinocultura.

Elinaldo Torres, que fez o curso de assistente administrativo, comenta que assim chega ao mercado de trabalho com o pé direito, bem mais preparado. Para Elinaldo, o curso foi muito proveitoso. “É mais um passo, porque mais em frente vai me ajudar a conseguir uma vaga no mercado de trabalho nessa área”, conclui.

Escolhidos de acordo com a demanda dos agricultores, os cursos atenderam às necessita das comunidades. A Secretaria de Agricultura espera que o Município tome alguma iniciativa como projetos modelos para ajudar os que foram capacitados.

A SEAPA não informou quais os cursos e quando e quando deve abrir novas turmas, mas garante que o quanto antes novas turmas serão formadas.

Por Ascom/Prefeitura

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo protegido!!!