NOTÍCIAS

Escutec confirma Weverton na liderança da disputa pelo governo em 2022

Se permanecer esse cenário até janeiro de 2022, Weverton sairá disparado na corrida

Pesquisa realizada pelo Instituto Escutec, divulgada nesta quarta-feira pelo site do jornal O Estado do Maranhão, mostra o senador Weverton, do PDT, liderando a disputa pelo governo do estado em praticamente todos os cenários, com o dobro das intenções de voto do vice-governador Carlos Brandão. A pesquisa da Escutec confirma o resultado das anteriores realizadas pelo mesmo instituto e pelos institutos Exata e DataM.

Em uma reunião no primeiro semestre, o governador Flávio Dino, lideranças políticas e líderes partidários assinaram uma carta compromisso em que definiam três critérios para a escolha do nome do pré-candidato do grupo, um deles era um bom posicionamento nas pesquisas, os outros dois eram a capacidade de reunir o apoio do maior número de partidos e o comprometimento com os programas do governo. A definição do nome, que estava prevista para acontecer na última segunda-feira (29), ficou para o final de janeiro.

A Escutec simulou quatro cenários alternando os nomes que já se apresentaram como pré-candidatos ao governo e um com todos os nomes, incluído o da ex-governadora Roseana Sarney, que recentemente declarou que será candidata a deputada federal.

Weverton só não lidera no cenário em que Roseana está na disputa. Ela tem 27% das intenções de voto, seguida por Weverton, que tem 17%; o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, com 11%; o senador Roberto Rocha com 10%; Carlos Brandão empatado em quinto lugar com o deputado federal Josimar do Maranhãozinho, com 7%; o prefeito Lahésio Bonfim, com 5%; o secretário Felipe Camarão, com 3%; e Simplício Araújo, com 2%.

Em um segundo cenário, com apenas quatro nomes, Weverton lidera com 23% das intenções de voto, bem à frente do segundo colocado, que é Roberto Rocha, com 16%. Em terceiro lugar vem Edivaldo, com 13%; e em último fica Carlos Brandão, com apenas 12%.

Num cenário sem Roberto Rocha, Weverton permanece na liderança com 26%, seguido de Edivaldo com 16% e Brandão com 13%, quase empatado com Josimar, 12%. Em outra simulação, sem Roberto Rocha e Josimar, Weverton ainda é o líder, com 26%, Edivaldo tem 17%, Brandão permanece com os 13% e Felipe Camarão tem 4% das intenções de voto. Em um quinto cenário, sem Edivaldo ou Roberto Rocha, Weverton tem 28% das intenções de voto, seguido de Brandão, que não sai dos 13%, Josimar com 12% e Felipe Camarão 4%.

PARA O SENADO

A Escutec também ouviu as pessoas sobre a intenção de votos para o Senado. No primeiro cenário o governador Flávio Dino tem 44% das intenções de voto e Roberto Rocha tem 30%. Se o oponente de Flávio Dino fosse o deputado Josimar do Maranhãozinho, o governador teria 46% e Josimar 21%. Enfrentando Roseana Sarney, Flávio Dino teria 44% e Roseana teria 33%.

APROVAÇÃO DOS GOVERNOS ESTADUAL E FEDERAL

Sobre a aprovação do governo de Flávio Dino, 53% aprovam o governo e 41% desaprovam. A diferença é maior quando a pergunta é sobre o governo do presidente Jair Bolsonaro, que tem 28% de aprovação e 70% de desaprovação.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo protegido!!!