LEGISLATIVO

Lula se reúne com Eliziane Gama em São Paulo

Ex-presidente da República visa atrair evangélicos maranhenses

Para tentar alavancar a candidatura e atrair votos dos evangélicos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) para ser a voz do petista entre os cristãos mais radicais. A parlamentar e Lula se reuniram em São Paulo na tarde desta quinta-feira (6) para discutir proposta.

Segundo uma fonte próxima da senadora ouvida pelo iG, a conversa tocou em temas sensíveis como aborto e fechamento de igrejas. O encontro, de acordo com essa fonte, foi produtivo e deve selar o apoio de Eliziane ao petista.

A preocupação da campanha de Lula é com as notícias que circulam em redes bolsonaristas de que o ex-presidente fecharia igrejas se eleito. Outro fator que coloca uma ‘pulga atrás da orelha’ do público evangélico é que o petista é a favor do aborto, medida de competência do Congresso Nacional.

Embora o acordo ainda esteja em construção, Eliziane teria acenado positivamente para apoiar o petista. O partido Cidadania, partido da senadora, já anunciou apoio à Lula na campanha nacional.

A campanha petista quer aproveitar a senadora para reduzir os votos entre os evangélicos ao presidente Jair Bolsonaro (PL). Em pesquisas de opinião, Bolsonaro obteve a grande maioria dos votos entre o público religioso e há forte adesão dos evangélicos na campanha do chefe do Planalto.

Lula prepara um comitê focado em agendas e táticas para interlocução com o público evangélico no 2º turno da eleição presidencial contra Bolsonaro. Para a tarefa, o petista escalou a senadora Eliziane Gama.

A missão deste grupo é acertar na comunicação para desconstruir a ideia de que o atual presidente é o representante do segmento – lembrando e investindo na explicação de que ele defende pautas rejeitadas pelos religiosos, como a defesa de armas e defesa de tortura em ditaduras.

A ideia de escalar Eliziane é que será a coordenação de pautas de evangélico falando com evangélico – e não marqueteiro político se direcionando ao público.

A tática deste comitê será mostrar que Lula é hoje a mesma pessoa que anos atrás estava junto dessas figuras religiosas relevantes – e preparam material para ser distribuído para lembrar que Lula sancionou a Marcha para Jesus e outras conquistas ligadas à liberdade religiosa.

Por John Cutrim

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo