NOTÍCIAS

Prefeito de Bequimão visita povoado Buritirana e autoriza construção de barragem

João Martins conversou com moradores e determinou a construção da Barragem de Quebra Costela

Bequimão é cercado por campos inundáveis de onde milhares de famílias retiram o seu sustento através de atividades sócio-produtivas. O que muita gente não sabe é que a região enfrenta um verdadeiro dilema sempre que ocorre a alta da maré e a ameaça de salinização da água volta a fazer parte da vida dos moradores do entorno. O processo pode comprometer a sobrevivência dos ribeirinhos. Isso porque o ecossistema é indispensável para o uso comum da população, manutenção da vegetação e criação de animais durante a estiagem.

Visando amenizar esse problema, o prefeito João Martins esteve recentemente em Buritirana, povoado situado na região dos campos inundáveis de Bequimão, para ouvir os seus moradores e viabilizar o apoio da Prefeitura na construção da Barragem de Quebra Costela. A visita do gestor foi uma solicitação da comunidade.

“A Barragem de Quebra Costela é uma estrutura de suma importância para o povoado de Buritirana e regiões adjacentes. Essa barragem evita a entrada da água salgada nos campos de Buritirana. Além da comunidade, esses campos são responsáveis por abastecer com pescado o Mocajituba, Sumaúma, Rola, Tubarão, Itamatatiua, Raimundo Sú, Bituba, Jacioca e Mojó. A própria sede do município de Bequimão é beneficiada com o que é produzido aqui. Nossa proposta é exatamente ouvir os anseios dos moradores e tentar da melhor maneira viabilizar as soluções. Não existem problemas grandes ou pequenos. Algo aparentemente simples pode impactar diretamente no dia a dia dos moradores. Nosso papel é ouvir e trabalhar junto com eles para melhor servir”, afirmou o prefeito João Martins.

De acordo com o líder comunitário, Tonilson Ferreira, desde o primeiro momento, o prefeito de Bequimão se mostrou sensível à demanda apresentada pela comunidade e, de imediato, determinou o início dos trabalhos. A barragem fica localizada em um região de difícil acesso, onde a entrada de máquinas é impossível. A pedido do gestor do município, o líder comunitário Tonilson Ferreira reuniu moradores da Buritirana, para realizar o serviço, que teve as despesas custeadas pela prefeitura municipal.

“A gente foi até a barragem, o prefeito viu a importância que tinha e deu ordem de serviço, realizando o pagamento para que os próprios moradores fizessem a barragem manualmente, porque ela fica localizada em uma região de mangue e a entrada do maquinário é inviável”, contou Tonilson da Buritirana.

A construção foi feita de maneira manual, mas já apresentou resultado positivo, segundo o líder comunitário. “Graças a Deus, a água salgada veio, mas não entrou. Não conseguiu romper a barragem que a gente fez. Eu quero, em nome de todos os moradores da Buritirana, agradecer o prefeito João Martins por esse apoio tão importante para a nossa comunidade.”

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo protegido!!!