ALCÂNTARA

Prefeitura de Alcântara realiza ação em comemoração ao Dia da Consciência Negra

A ação aconteceu na última terça-feira (26) no Centro de Convivência e Fortalecimento da Assistência Social de Alcântara-MA

Em celebração e rememoração a luta dos negros contra a opressão no Brasil, o Departamento da Raça e Igualdade Social, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDS), realizou na última terça-feira (26) um evento que teve como objetivo levar seus convidados e usuários a refletirem sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil, e principalmente no Município de Alcântara.

O evento contou com a presença de convidados dos povoados, apresentação de palestras, oficinas de comidas típicas, oficina de cofo e turbante, além da atração cultural do tambor de crioula. Participaram da ação a secretaria Menca Pinho, servidores e membros de movimentos em Alcântara.

O evento aconteceu no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, que este ano trouxe como tema: Viver com igualdade é saber respeitar as diferenças. Estiveram presentes diretores de Escolas Municipais e várias personalidades da zona rural.

A ação contou com palestras, oficinas e atrações culturais com os usuários dos serviços (grupo de Idosos, mulheres e as escolas Inácio de Viveiros Raposo e Apolinário). Além disso várias personalidades quilombolas receberam uma homenagem e reconhecimento do prefeito Anderson Wilker pelos serviços prestados ao município de Alcântara.

ENTENDA SOBRE A DATA

No dia 20 de novembro comemora-se o dia da Consciência Negra, em homenagem ao Zumbi dos Palmares, um pernambucano que nasceu livre, mas não respeitaram sua liberdade, e aos 6 anos de idade foi escravizado. Em 9 de janeiro de 2003 foi estabelecido o Dia da Consciência Negra através da lei Nº 10.639, mas somente em 2011 ela foi sancionada.

Imagens: Reprodução

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close