MARANHÃO

USJ solicita direito de resposta ao G7 sobre denúncia da eleição para Grêmio do IFMA/Monte Castelo

Nota e Direito de Resposta tentam diminuir o trabalho do Portal G7, um dos mais acessados do Maranhão

Ao enviar direito de resposta ao G7, direção da União da Juventude Socialista do PCdoB tenta diminuir o Portal, dizendo que foi atacada, atacando o veículo de comunicação. Vindo do Partido Comunista do Brasil, nada é surpresa. O texto tenta intimidar nosso trabalho, mas isso não nos amedronta. O estranho é que a nota diz que a comissão seguiu todos os trâmites, mas não enviaram fotos ou documentos que comprovem o que texto enviado diz. Mesmo assim respeitamos a nota e o direito de resposta eviados e iremos publicar na íntegra, mas repudiamos os ataques ao G7, um veículo independente e livre. Segue abaixo o Direito de Resposta e a Nota de Esclarecimento.

DIREITO DE RESPOSTA

Eleição para grêmio do IFMA segue regras

Fomos surpreendidos por uma publicação neste prestigiado blogue atacando a União da Juventude Socialista (UJS) e acusando-a de tentar maninupular e/ou dar um golpe na eleição para a direção do Grêmio Estudantil Edson Luís, do IFMA Monte Castrelo.

Surpresa maior é que diante de tão grave denúncia, o autor da matéria sequer procurou a direção da UJS para ouvir a versão da entidade ou franquear o direito ao contraditório, como manda as regras do bom jornalismo e as legislação em vigor no país.

A Lei 13.188/2015 traz o regramento do Direito de Resposta em relação a matéria publicada por veículo de comunicação social, definindo que haja o mesmo destaque e publicidade dado à denúncia. Já o Código Penal define os crimes contra a honra, entre os quais está a calúnia (artigo 138) quer é imputar falsamente fato definido como crime. Fraude é crime!

Por isso, esclarecemos que o pleito é a culminância de um processo iniciado do dia 3 de outrubro, quando foi realizada a Assembleia Geral dos estudantes do IFMA Monte Castelo, com a presença entidades e organizações juvenis daquela instituição.

Em seguida, foi publicado o edital das eleições nas redes sociais do Departamento de Assuntos Estudantis do IFMA (@dae.mc.ifma) e da Comissão Eleitoral (@comel.geel) e no whatsapp do Conselho de Representantes de Turma, com regras, prazos para inscrição de chapas e data da pleito.

Somente uma chapa, a Ocupa IFMA, inscreveu-se no prazo e foi homologada pela Comissão Eleitoral sem ressalvas.

E segue a nota da UJS, que pedimos seja publicada como Direito de Resposta.

UJS – NOTA DE ESCLARECIMENTO

A União da Juventude Socialista – UJS Maranhão, vem por meio desta nota esclarecer os fatos e desmentir as infâmias que estão circulando nas redes sociais e em alguns veículos de imprensa.

1. Na última semana a Comissão Eleitoral responsável pelas eleições do Grêmio Estudantil Edson Luís, do IFMA – Campus Monte Castelo, deu continuidade ao processo eleitoral iniciado no 03/10/2023 por meio da realização da Assembleia Geral dos Estudantes com participação das entidades do movimento estudantil e de organizações e coletivos de juventude. Desta forma, publicou o edital das eleições nas redes sociais do Departamento de Assuntos Estudantis do IFMA (@dae.mc.ifma) e da Comissão Eleitoral (@comel.geel) e WhatsApp do Conselho de Representantes de Turma e outros. Ressalta-se que somente uma chapa inscreveu-se e fora HOMOLOGADA PELA COMISSÃO ELEITORAL sem ressalvas. A chapa citada tem como nome “Ocupa IFMA” e era integrada por militantes que constroem a UJS MA.

2. No entanto, na última terça-feira, nos surpreendemos com ataques a nossa organização e a nossa militância. Em uma tentativa de deslegitimação do processo, foi protocolado requerimento questionando o mesmo, por pessoas que não estudam na instituição, sob alegação de que não havia sido divulgado o calendário eleitoral quando, na verdade, foi amplamente divulgado através das redes sociais da comissão eleitoral e do Departamento de Assuntos Estudantis – DAE, como já exposto, entretanto, posteriormente apagaram as convocações respondendo a interferência externa.

3. Após isso, notícias mentirosas difundidas em blogs fizeram menção nominal depondo contra o caráter de um estudante secundarista militante da UJS que compõe a chapa, cuja inscrição foi deferida. Diante da ampla mobilização prévia dos estudantes, ainda no período de realização da Assembleia Geral, divulgação das eleições e deferimento da chapa inscrita em tempo hábil e do respeito da nossa organização para com o processo democrático, não há que se falar em manipulação ou golpe, quaisquer menções a isso associadas a UJS e seus militantes que constroem o movimento no IFMA são mentirosas.

4. É um absurdo que uma coisa tão séria para os estudantes do IFMA seja usada como palco para promoção de desinformação, disseminação de mentiras e ataques direcionados. Tais ações não devem ser normalizadas como tática na disputa política, que precisa se manter no campo do debate de ideias e proposições.

5. Não cabe a UJS, nem a chapa que construímos a responsabilidade de garantir a inscrição de terceiros no processo, isso é dever daqueles que estão interessados na disputa e seu deferimento é de incumbência da Comissão Eleitoral.

6. Reforçamos nosso comprometimento com a construção do Movimento Estudantil organizado e consequente, pautado na luta revolucionária. Por honrar a memória de Edson Luís, que é homenageado no Grêmio, repudiamos a marginalização do movimento estudantil, que transforma em atos banais a política dos estudantes. Nossa luta sempre será feita NA BASE, dialogando e fortalecendo o movimento!

Publicada às 16h15 desta quinta-feira (21/12/2023).

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo