Foram 15 meses sem atividades após a morte de seu idealizador e fundador, Tonho Martins, ocorrida em fevereiro de 2025. Agora, o Bumba Meu Boi Estrela de Bequimão, considerado um dos maiores patrimônios culturais do município, retorna com força total e recebe o apoio incondicional dos bequimãoenses apaixonados pela cultura popular.
Fundado em 1984 pelo “Incansável Guerreiro”, como Tonho Martins era carinhosamente conhecido, o Bumba Meu Boi Estrela de Bequimão tornou-se pioneiro na Baixada e no Litoral Ocidental Maranhense dentro do tradicional sotaque de orquestra. Ao longo de 42 anos de história, o grupo consolidou seu nome e conquistou uma legião de admiradores em várias regiões do Maranhão.
Mesmo após a perda de seu fundador, o Boi Estrela demonstra que tradição, identidade e cultura permanecem vivas. O sucesso do retorno também se reflete nas redes sociais: somente nos últimos 30 dias, a página oficial do grupo no Instagram se aproximou da marca de quase um milhão de visualizações.
Reconhecido como símbolo da cultura de Bequimão, o Boi Estrela recebeu novamente o abraço da população, que acompanha as apresentações, incentiva o grupo e contribui para manter acesa uma manifestação cultural que atravessa gerações.
Com agenda movimentada, o Boi Estrela de Bequimão retorna aos arraiais com novos integrantes, novas toadas e um repertório fiel ao estilo que Tonho Martins sempre valorizou: rico em poesia, emoção e identidade cultural.
Durante todo o período junino, o Bumba Meu Boi Estrela de Bequimão seguirá realizando apresentações na Baixada Maranhense, no Litoral Ocidental e também na capital maranhense, levando aos palcos não apenas um espetáculo cultural, mas a continuidade de um legado que permanece vivo na memória e no coração dos admiradores.
