Agências bancárias só funcionarão na quarta-feira (2)

O último dia de funcionamento foi na última sexta-feira (28) e o atendimento retornará dia 2 de janeiro de 2019

O feriado é somente dia 01 de janeiro, mas para os bancos a folga ampliada já iniciou nesta sexta-feira (28) após às 16h em todo Brasil. Foi o último dia útil do ano para atendimento ao público nas agências bancárias, com expediente normal para a realização de todas as operações. Todos os bancos funcionaram da mesma forma, públicos e privados.

Nesta segunda-feira, dia 31 de dezembro, as instituições financeiras não abrirão para atendimento, segundo informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Na véspera de natal, dia 24 de dezembro, os banco só funcionaram durante 2h, o que deixou muitos clientes indignados, já que nenhuma nota foi publicada na imprensa, e muitos ou quase todos os cliente tiveram que ir até a agência para encontrar um aviso na porta.

A população poderá utilizar os canais alternativos, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras. Mas é válido lembrar, que em alguns municípios do Maranhão, tem caixas eletrônicos com defeitos há quase 1 ano e nunca foi consertado. Em outros casos, falta dinheiro nos caixas. No fim de tudo, quem paga a conta é o povo.

Os carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone) vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais. Mas é bom lembrar aos banqueiros e bancários, que dia 31 de dezembro não é feriado, por tanto contas vencendo nessa data pode ter juros.

Os clientes também podem agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos. Com a chegada das novas tecnologias, os donos de bancos acham que todo mundo tem acesso à internet, um erro para quem pensa somente no seu próprio bolso.

Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado). Os bancos que trabalham com dinheiro dos clientes, acabam humilhando os cliente de todas as formas.

 

Sair da versão mobile