Prefeitura de Bequimão em parceria com Hemomar realiza campanha de doação de sangue

Para quem quiser ser doador de sangue, o ato vai acontecer dia 15 de maio no posto Santo Antônio

Uma parceria entre o Centro de Hematologia do Maranhão (Hemomar de Pinheiro) e a prefeitura de Bequimão, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar dia 15 de maio (quarta-feira), das 8h da manhã às 5h da tarde, no posto de saúde Santo Antônio, a Campanha de Doação de Sangue.

Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade), pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), estar alimentado, por isso evite alimentos gordurosos e aguarde até 2 horas para doar, apresentar documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social). Pessoas com menos de 18 anos precisam estar acompanhadas dos responsáveis ou com formulário de autorização.

Para o secretário de Saúde de Bequimão, Sidney Bouéres, a campanha é uma forma de valorizar a vida ainda mais. “Conseguimos viabilizar mais uma campanha de doação de sangue em nosso município. É uma ação de extrema importância para população, uma vez que criaremos créditos nos estoques do banco de sangue. Queremos sensibilizar a população para participar desse ato de generosidade humana e ao mesmo tempo agradecer ao prefeito Zé Martins pelo apoio e ao Hemomar pela parceria”, disse o secretário.

Quem não pode doar sangue?

No hemocentro, os principais impeditivos para doar sangue são:

VANTAGENS PARA QUEM DOA SANGUE

Os doadores de sangue regulares no Maranhão terão direito à meias-entradas em eventos culturais, esportivos e de lazer realizados em locais públicos. O benefício é possível graças à Lei 9.496, de autoria do ex-deputado Afonso Manoel. No entanto, os doadores considerados regulares deverão ter registro e identificação própria através de carteira emitida pelos hemocentros e bancos de sangue maranhenses.  A lei de autoria do deputado Afonso Manoel tem por objetivo estimular a doação de sangue no Maranhão e surge em um momento em que a Supervisão de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) passa por uma baixa na média de coleta.

Sair da versão mobile