SAÚDE

BEQUIMÃO-MA: Campanha de Doação de Sangue coleta 31 bolsas

O atendimento foi realizado pela prefeitura das 8h às 17h, no Centro de Saúde Santo Antônio

A Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com a unidade regional do Centro de Hematologia do Maranhão — em Pinheiro, realizou, nesta quinta-feira, 15 de outubro, a 5ª edição da Campanha de Doação de Sangue, no município. A coleta foi realizada das 8h às 17h, no Centro de Saúde Santo Antônio, no Centro da cidade.

Obedecendo todos os requisitos exigidos pelo Ministério da Saúde, 43 pessoas passaram pela triagem com os profissionais de saúde, e 31 bolsas de sangue foram coletadas.

Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos (pessoas acima de 60 anos só podem doar sangue se já tiverem doado antes dessa idade); pesar no mínimo 50kg; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); evitar alimentos gordurosos e estar alimentado. Se a doação for após o almoço, aguardar até 2 horas para a realização da coleta.

BALANÇO DAS CAMPANHAS

Na última edição da campanha realizada em Bequimão, setenta pessoas se dispuseram a doar sangue. Esta é a quinta vez que a equipe do Hemonúcleo de Pinheiro foi ao município. Na primeira campanha, 30 pessoas passaram pela triagem e 23 bolsas foram coletadas; na segunda, 40 pessoas participaram e 26 bolsas foram coletadas; a terceira contou com a sensibilidade de 40 pessoas e disponibilizou 28 bolsas ao banco de sangue; já a quarta edição garantiu 36 bolsas ao Hemonúcleo. Nesta quinta edição 31 pessoas vão ajudar salvar vidas.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo