Alcântara recebe livros de autores maranhenses

As obras serão colocadas em bibliotecas públicas e comunitárias

O Município de Alcântara foi contemplando pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), com livros de autores maranhenses. As obras foram adquiridas via edital de Fomento à Literatura Maranhense, por meio da Lei Aldir Blanc (Lei de Emergência Cultural nº 14.017/20).

Três mil livros de autores maranhenses (50 kits com 60 livros cada) foram entregues para bibliotecas públicas e comunitárias de 35 municípios maranhenses em solenidade realizada na última sexta-feira (15) no Teatro João do Vale, no Centro Histórico de São Luís.

Ao todo, 35 bibliotecas públicas municipais receberam os kits, além de 15 bibliotecas comunitárias – sendo 14 da capital e uma do povoado Bom Lugar, no município de João Lisboa, na região tocantina.

Para o secretário da Cultura, Anderson Lindoso, com as entregas o Governo do Maranhão “concretiza dois grandes benefícios”: o apoio aos autores maranhenses em meio à crise da pandemia e a difusão da literatura local para um maior número de leitores.

“Hoje nós estamos concretizando dois grandes benefícios para a sociedade maranhense: o primeiro foi a aquisição de obras literárias de autores maranhenses, que durante o período da pandemia não conseguiram comercializar os seus livros com o fechamento do comércio. Nós conseguimos comprar esses livros desses autores e agora estamos concretizando o segundo maior objetivo, que é disponibilizar esses livros para que todos os maranhenses possam utilizá-los possam conhecê-los, por meio das bibliotecas públicas municipais e nas bibliotecas comunitárias de todo o Estado”, pontuou Lindoso.

O secretário de Educação (Seduc), Felipe Camarão, destacou a parceria desenvolvida com a Secma no processo contínuo de revitalização de bibliotecas públicas em todo o Maranhão, iniciativa que estimula o saber, a cultura e o conhecimento nas mais variadas regiões do estado.

“Mais um marco para a Cultura e Educação. Hoje entregamos 50 kits com livros de autores maranhenses a 35 municípios e 15 bibliotecas comunitárias pela Lei Aldir Blanc. Uma ação importante que faz parte de uma ampla política do governo Flávio Dino para fomento à literatura maranhense, à cultura e incentivo à leitura. Já são quase 3 milhões de investimentos na aquisição de livros de autores maranhenses e outras ações importantes. Tudo isso com a missão de garantir um Maranhão mais leitor”, destacou Felipe Camarão.

Participaram do ato de entrega dos livros os secretários de Estado Anderson Lindoso (Cultura), Felipe Camarão (Educação), Diego Rolim (Meio Ambiente), o diretor-presidente da Maranhão Parcerias (MAPA), Antônio Nunes, além do deputado estadual Duarte Júnior, da diretora da BPBL, Aline Nascimento, prefeitos e autores que tiveram obras selecionadas via Lei Aldir Blanc.

Sair da versão mobile