LIVRO

Município de Peri-Mirim recebe livros de autores maranhenses

As obras literárias maranhenses foram premiadas pela Lei Aldir Blanc

Difundir a literatura feita por maranhenses e estimular novas gerações de leitores, são com esses objetivos que o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), entregou nesta sexta-feira (15), três mil livros de autores maranhenses (50 kits com 60 livros cada) para bibliotecas públicas e comunitárias de 35 municípios maranhenses.

As obras foram adquiridas via edital de Fomento à Literatura Maranhense, por meio da Lei Aldir Blanc no Maranhão (Lei de Emergência Cultural nº 14.017/20), e entregues em solenidade realizada no Teatro João do Vale, no Centro Histórico de São Luís.

Ao final do processo de entrega das obras selecionadas via Aldir Blanc, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Maranhão (SEBP-MA), coordenado pela Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), passou a contar com 4.173 novos livros de escritores maranhenses.

Ao todo, 35 bibliotecas públicas municipais receberam os kits, além de 15 bibliotecas comunitárias  – sendo 14 da capital e uma do povoado Bom Lugar, no município de João Lisboa, região tocantina.

                                  Secretária Municipal de Educação de Peri Mirim, Giselia Pinheiro Martins

A  Biblioteca Municipal  de Peri-Mirim receberá um acervo com 60 livros de autores maranhenses. A revitalização do Farol da Educação de Peri-Mirim foi uma das pautas da conversa da Secretária Municipal de Educação, Gisélia Pinheiro Martins, com a responsável das bibliotecas estaduais, Aline Nascimento.

A iniciativa garante o reconhecimento da literatura maranhense, além de revitalizar o acervo bibliográfico das bibliotecas municipais vindouras.

Em cerimônia restrita, para conter a proliferação do novo coronavírus, as obras foram distribuídas nesta sexta-feira às bibliotecas cadastradas no SEBP-MA. Os outros livros serão entregues ao longo do ano.

Participaram do ato de entrega dos livros os secretários de Estado Anderson Lindoso (Cultura), Felipe Camarão (Educação), Diego Rolim (Meio Ambiente), o diretor-presidente da Maranhão Parcerias (MAPA), Antônio Nunes, além do deputado estadual Duarte Júnior, da diretora da BPBL, Aline Nascimento, prefeitos e autores que tiverem obras selecionadas via Lei Aldir Blanc.

Por Vandoval Rodrigues

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo