Município de Peri-Mirim recebe livros de autores maranhenses
As obras literárias maranhenses foram premiadas pela Lei Aldir Blanc
Difundir a literatura feita por maranhenses e estimular novas gerações de leitores, são com esses objetivos que o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), entregou nesta sexta-feira (15), três mil livros de autores maranhenses (50 kits com 60 livros cada) para bibliotecas públicas e comunitárias de 35 municípios maranhenses.
As obras foram adquiridas via edital de Fomento à Literatura Maranhense, por meio da Lei Aldir Blanc no Maranhão (Lei de Emergência Cultural nº 14.017/20), e entregues em solenidade realizada no Teatro João do Vale, no Centro Histórico de São Luís.
Ao final do processo de entrega das obras selecionadas via Aldir Blanc, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Maranhão (SEBP-MA), coordenado pela Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), passou a contar com 4.173 novos livros de escritores maranhenses.
Ao todo, 35 bibliotecas públicas municipais receberam os kits, além de 15 bibliotecas comunitárias – sendo 14 da capital e uma do povoado Bom Lugar, no município de João Lisboa, região tocantina.
A Biblioteca Municipal de Peri-Mirim receberá um acervo com 60 livros de autores maranhenses. A revitalização do Farol da Educação de Peri-Mirim foi uma das pautas da conversa da Secretária Municipal de Educação, Gisélia Pinheiro Martins, com a responsável das bibliotecas estaduais, Aline Nascimento.
A iniciativa garante o reconhecimento da literatura maranhense, além de revitalizar o acervo bibliográfico das bibliotecas municipais vindouras.
Em cerimônia restrita, para conter a proliferação do novo coronavírus, as obras foram distribuídas nesta sexta-feira às bibliotecas cadastradas no SEBP-MA. Os outros livros serão entregues ao longo do ano.
Participaram do ato de entrega dos livros os secretários de Estado Anderson Lindoso (Cultura), Felipe Camarão (Educação), Diego Rolim (Meio Ambiente), o diretor-presidente da Maranhão Parcerias (MAPA), Antônio Nunes, além do deputado estadual Duarte Júnior, da diretora da BPBL, Aline Nascimento, prefeitos e autores que tiverem obras selecionadas via Lei Aldir Blanc.
Por Vandoval Rodrigues