MARANHÃO

A pedido de Octávio Soeiro, Câmara Municipal e Hemomar realizam ação de doação de sangue

Objetivo da ação foi aumentar o estoque de sangue do Hemomar. Fotos: Leonardo Mendonça

A Câmara de São Luís realizou, na manhã desta sexta-feira (10), no pátio da Casa, uma grande ação para promover a doação de sangue, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar). A iniciativa, idealizada pelo vereador Octávio Soeiro (Podemos), juntamente ao Departamento de Saúde da Câmara, teve início às 8h e foi direcionada aos servidores e ao público externo.

Durante toda a manhã, dezenas de servidores e doadores de outros pontos da cidade passaram pela Unidade Móvel do Hemomar, que coletou cerca de 100 bolsas de sangue. Neste sábado (11), a Unidade Móvel também ficará disponível para toda a população que queira doar na Igreja Batista Vicente Fialho.

O vereador Octávio Soeiro esteve presente na ação e destacou a importância de estratégias para sensibilizar a população, especialmente em períodos como o Carnaval, em que o estoque de bolsas cai significativamente, prejudicando todo o sistema de saúde.

“Queremos reforçar para a população que doar sangue é salvar uma vida, uma pessoa num leito, alguém que se acidentou. São inúmeras possibilidades. É um gesto nobre, de amor ao próximo, e, por isso, ficamos muito felizes de promover ações como essa, levando a doação para onde o cidadão está, facilitando todo o processo”, destacou.

A coordenadora de coleta externa do Hemomar, Valma Costa, parabenizou a iniciativa e reforçou que o objetivo é promover o acesso fácil do cidadão à estrutura de doação. “Muitas pessoas não doam porque não podem se deslocar até o Hemomar. Por isso, iniciativas como essa são tão importantes, porque vamos aonde a população está. Nossa unidade móvel vai continuar percorrendo diversos bairros, de modo que possamos conseguir ainda mais bolsas de sangue, que vão salvar mais vidas”, disse.

Para quem doou, a felicidade de ajudar alguém é a emoção mais marcante. Davi Max, assessor de comunicação, doou sangue pela primeira vez. “Saber que minha doação irá ajudar alguém em estado crítico faz todo o nervosismo de doar pela primeira vez valer a pena. É muito importante que todos se unam em prol desse objetivo, porque nunca sabemos o dia de amanhã. Hoje, estamos ajudando alguém; amanhã, podemos estar precisando de ajuda. Por isso, fico muito feliz de ajudar”, destacou.

Quem não pôde comparecer à ação nesta sexta-feira, pode realizar a doação na sede do Hemomar, na Rua Cinco de Janeiro, sem número, na Jordoa.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo