Acabou a Copa da Rússia para o Brasil
A seleção brasileira foi eliminada pela Bélgica nas quartas de final

Em noite que deu tudo errado, a Seleção Brasileira perdeu para a Bélgica por 2 a 1 e está eliminada nas quartas de final da Copa do Mundo. O time de Tite desperdiçou muitas oportunidades de balançar a rede, principalmente no segundo tempo, sacramentando a vitória do adversário europeu. Fernandinho marcou contra logo no início da partida e De Bruyne ampliou logo depois. Renato Augusto descontou em belo cruzamento de Coutinho.
Fernandinho autor do gol contra no início da partida e com muitos erros de passe no meio campo, saiu novamente como o grande vilão da partida – assim como aconteceu na Copa do Mundo de 2014 no Brasil, quando falhou na derrota por 7 a 1 para a Alemanha. Firmino, Renato Augusto e Douglas Costa, todos saindo do banco de reservas, conseguiram mexer com a partida, mas não o suficiente para evitar a eliminação.
A Bélgica agora se prepara para enfrentar a França na semifinal da Copa do Mundo, marcada para a próxima terça-feira, às 15 horas, em São Petersburgo.
EMOCIONANTE
A promessa era de um grande jogo em Kazan e assim que a bola rolou não faltaram emoções na Rússia. Com menos de um minuto De Bruyne ganhou de Fernandinho pelo meio, avançou com liberdade e arriscou o chute, mas pra fora. A resposta brasileira veio com sete minutos, em um escanteio pela esquerda, que Neymar mandou no primeiro pau, Miranda desviou e Thiago Silva completou na trave, assustando os belgas.
Em contra-ataque, a Bélgica chamou Lukaku pela ponta. O camisa nove saiu na frente de Fagner e cruzou para Hazard, que arriscou na linha da pequena área, mas bateu em cima da marcação. Em momento de pressão, o Brasil poderia ter aberto o placar em duas chances com Paulinho. Na primeira, o volante bateu em cima da marcação e na segunda acabou pegando mal na bola, desperdiçando boas oportunidades de mudar a história da partida.
A DERROCADA
Mas o primeiro protagonista do jogo apareceu de forma inusitada. Fernandinho, que entrou no time titular com a suspensão de Casemiro, subiu no primeiro pau para cortar um escanteio pela esquerda, acabou pegando mal na bola e mandou contra a própria meta. O gol contra aos 12 minutos não abalou a confiança da seleção brasileira, que seguiu pressionando. Com 19, Philippe Coutinho encontrou espaço e bateu rasteiro, para defesa fácil de Courtois.
Ainda que ficasse com a bola, o Brasil tinha muita dificuldade para furar o bloqueio e passou a trocar passes no meio de campo. Willian era pouco acionado e o lado esquerdo, com Neymar e Marcelo, era mais uma vez sobrecarregado. No contra-ataque a Bélgica tinha toda a liberdade para trabalhar, principalmente pelo espaço dado pelos volantes brasileiros, Paulinho e Fernandinho. Sem muita dificuldade, o adversário conseguiu ampliar com 30 minutos.
Lukaku puxou o contra-ataque pelo meio, passou sem dificuldade por Fernandinho e, na dividida com Paulinho, a bola caiu nos pés de De Bruyne, que ajeitou no bico da grande área e mandou cruzado para o gol, sem chances para Alisson. O Brasil demorou, mas conseguiu ameaçar novamente aos 35. Marcelo cruzou na cabeça de Gabriel Jesus, mas o atacante testou para fora. Depois, Coutinho bateu de fora, mas Courtois fez linda defesa.
CRESCEU
Durante o intervalo o técnico Tite tirou Willian e mandou Roberto Firmino para campo, com Gabriel Jesus aberto pela direita. A substituição deu certo e o Brasil voltou muito mais aceso para o segundo tempo. Com 10 minutos, o camisa nove recebeu de Marcelo, mandou por debaixo das pernas da marcação e caiu em um choque com Kompany. O árbitro de vídeo reanalisou o lance, mas entendeu que a jogada não foi para pênalti.
A marcação brasileira também voltou muito mais compacta. Miranda acertou o posicionamento em cima de Lukaku e passou a ganhar todas do camisa nove, que acabou anulado pela direita. Acuada, a Bélgica valorizava a posse de bola, trocando passes no meio de campo. Com 17, Douglas Costa recebeu na direita, foi até a linha de fundo e bateu cruzado. Courtois defendeu nos pés de Paulinho, que novamente não conseguiu completar.
O primeiro gol brasileiro saiu, mais uma vez, da estrela do técnico Tite. Sentindo que a seleção estava com pouca chegada na grande área, o treinador sacou o Paulinho para a entrada de Renato Augusto. Em poucos minutos dentro de campo o camisa oito recebeu um cruzamento na medida de Philippe Coutinho e testou no cantinho de Courtois, que não teve a menor condição de chegar na bola, aos 30 minutos.
FALTOU POUCO
Em ritmo frenético, o Brasil poderia ter empatado na sequência, com 32. Neymar puxou o contra-ataque pela esquerda e deu na medida para Firmino, que dominou na frente do marcador, girou e bateu com força, por cima da meta. Depois, com 34, Coutinho achou Renato Augusto livre na meia-lua e o meia-atacante, frente a frente com Courtois, pegou mal na bola e mandou pela linha de fundo, pelo lado esquerdo.
Parecia que não era a tarde dos brasileiros. Novamente em velocidade, Firmino achou Neymar livre pela esquerda e o camisa 10 puxou para a linha de fundo, entortou a marcação e rolou na medida para Coutinho, que vinha de trás, mas pegou completamente torto na bola e mandou pra fora, aos 38. A Bélgica passou a cozinhar o jogo, esperando o apito final do árbitro. Com 48, Neymar pegou muito bem na bola, de fora da área, mas Courtois espalmou.
FICHA TÉCNICA
Brasil
Bélgica
Hazard e Lukaku (Tielemans).