EDUCAÇÃO

Depois de muita porrada, prefeito Braide resolveu aparecer com os ônibus escolares

Meses atrás, a imprensa denunciou veículos guardados em uma garagem e os estudantes andando em ônibus velho na zona rural

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, após muita porrada da imprensa, resolveu entregar 46 ônibus escolares, nesta terça-feira (1º). O evento midiático aconteceu na Praça Maria Aragão. Mesmo com tantos veículos guardados na garagem, Braide, ao invés de usar a frota da rede municipal de ensino de São Luís, acabou fechando contrato milionário com uma empresa de ônibus da capital, que já presta um péssimo serviço aos ludovicenses.

São veículos novos, todos com acessibilidade, para o atendimento das escolas municipais da Zona Rural de São Luís, que foram guardados por meses, com a desculpa esfarrada de falta de dodumentação, mesmo o Detran desmentindo o prefeito de São Luís.

“Com a entrega destes novos ônibus escolares, reafirmamos nosso compromisso com a educação municipal e com os avanços necessários para a garantia de um ensino de qualidade para as crianças e adolescentes da nossa cidade”, disse o prefeito Eduardo Braide, que até hoje não consegue explicar o desmonte na educação de São Luís em sua gestão.

O prefeito Eduardo Braide diz que os novos ônibus foram adquiridos com recursos próprios do município, um investimento de mais de R$ 20 milhões, o maior já realizado, mas nos bastidores, a conversa que circula, é que seria emenda parlamentar alocada na prefeitura e que o prefeito teria vergonha de falar, para não citar o nome do deputado federal, já que o autor da emenda teria sido traído por Braide.

Todos os veículos são equipados com plataforma elevatória, garantindo o atendimento de qualidade aos estudantes com deficiência. São 30 ônibus de grande porte, tipo ORE 3, da marca Volkswagen, com capacidade para até 59 estudantes sentados, e 16 micro-ônibus, tipo ORE 1, da marca Volare, com capacidade para até 29 estudantes sentados.

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), diz que o processo de aquisição teria sido iniciado em 2022, e após todas as etapas necessárias, concluídas em julho de 2023. Mas na verdade, após denúncia e a imprensa apertar o botão de Braide e o Ministério Público pressionar, o prefeito resolveu mostrar os veículos escolares. Os veículos entrarão em circulação para reforçar o atendimento dos mais de 11 mil estudantes da Zona Rural de São Luís. A ação integra o plano de reconstrução da educação municipal de São Luís, que vem sendo concretizado pela gestão municipal.

A gestão do prefeito Eduardo Braide deixa a desejar no que diz respeito educação, já que as reclamações vão desde a merenda escolar de péssima qualidade até o transporte escolar. Em 2021, outros 14 novos veículos foram adquiridos e entregues para o fortalecimento da frota própria, mas segundo denúncias, os carros estariam dentro de uma garagem guardados esperando 2024 para politizar e tentar ludribriar a população.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo