PERSONALIDADE

Discurso de Francisco Chaguinhas sobre a má gestão de Flávio Dino no combate a Covid-19 silencia Palácio dos Leões

O vereador de São Luís foi categórico ao tecer críticas contundentes ao governador do Maranhão durante discurso no Plenário da Câmara

O vereador de São Luís, Francisco Chaguinhas (Podemos) mostrou ao povo da capital maranhense o motivo pelo qual já foi eleito quatro vezes. Durante seu discurso na última terça-feira (25), o parlamentar foi categórico ao criticar a forma como o governador Flávio Dino diz combater a pandemia da Covid-19 no Maranhão. As palavras de Francisco Chaguinhas foram fortes e silenciaram o Centro Histórico de São Luís, inclusive o Palácio dos Leões, que ficou calado. Nenhum aliado de Flávio Dino teve coragem de contrapor, já que o vereador do Podemos mostrou fatos baseados na realidade da saúde pública do Estado.

Durante o pronunciamento, Francisco Chaguinhas se mostrou indignado com a gestão pública estadual ao anunciar que seu irmão, Antônio Sabino da Silva Junior, está acometido por Covid-19 e necessita de atendimento em hospital de alta complexidade. Na ocasião, Francisco Chaguinhas mostrou com números, que Flávio Dino usa a pandemia para se promover, enquanto o povo está morrendo nas filas de hospitais por falta de leitos em todo Maranhão.

“Estou com meu espírito mergulhado em tristeza. E quero falar, como exemplo vivo, do que acontece nas unidades de Saúde do Estado do Maranhão em referência ao vírus chinês e à Covid. Acompanho à distância o sofrimento de um irmão, em Caxias, que está há 3 dias internado em uma das UPA’s (Unidades de Pronto Atendimento) com saturação 76% e cerca de 80% do pulmão comprometido. Ele necessita de uma vaga em hospital de alta complexidade, mas não encontra. Parte-nos o coração quando vemos o governador do Maranhão, Flávio Dino, falar sobre combate à Covid-19. Isso nos decepciona muito. Cinco bilhões vindos para o Estado do Maranhão e você tem que ver parentes morrerem ou agonizando em UPA’s Estado a fora”, desabafou  o vereador Francisco Chaguinhas.

Francisco Chaguinhas finalizou seu discurso deixando a Câmara em silêncio ao falar que ele tem momento o Parlamento Municipal para se pronunciar sobre a questão e lutar pelo povo. “Eu, pelo menos, tenho a tribuna desta Casa para falar. E quantas pessoas sofrem, são humilhadas, morrem e ficam como simples número e nada mais? Então, o que acontece é isso: faltam hospitais de alta complexidade para dar atenção à população que não teve o direito de ser tratado precocemente. Só tem esse direito, entre aspas, quando o pulmão já está comprometido”, assinalou Francisco Chaguinhas.

No Maranhão as filas de espera por um leito para o tratamento da Covid-19 continua gigante, principalmente para pacientes de municípios onde os gestores são opositores. Os números do Boletim Epidemiológico do Estado mostram uma realidade, mas as filas de espera comprovam outra história. O certo é que aquelas que precisam de hospital público correm sério risco de morrer na fila aguardando um leito.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo