EDUCAÇÃO

Escolas e hospital são inaugurados na Baixada Maranhense

Os municípios de Presidente Sarney, Cajari e Serrano foram beneficiados

A Baixada Maranhense foi palco de inaugurações neste sábado (30), pelo Governo do Estado. Os moradores dos municípios de Serrano do Maranhão, Cajari e Presidente Sarney foram contemplados com escolas, hospital, e outras obras realizadas.

O governador Flávio Dino destacou a melhoria na qualidade de vida dos maranhenses, especialmente através da educação. “Isso representa o combate às desigualdades sociais. O nosso país é muito injusto e por isso nós precisamos todos os dias lembrar da necessidade de os direitos chegarem nas casas de todos”, declarou.

Nos municípios, quatro Escolas Dignas foram entregues, três delas em Serrano do Maranhão e uma em Presidente Sarney, onde foi inaugurado o Centro de Ensino Dr. Jackson Lago, a primeira escola de Ensino Médio do lugar. Com as entregas, o Governo do Maranhão atingiu o recorde nacional de uma escola entregue por dia. “O programa Escola Digna vai às comunidades rurais, quilombos, aldeias indígenas e promove a melhoria do ensino com o estímulo a professores, alunos”, disse o governador.

Serrano

Em Serrano do Maranhão, o governador Flávio Dino entregou no povoado Olho d’Água, a oito quilômetros da sede do município, a Escola Municipal Ludgera Pires dos Santos e também fez a inauguração simbólica de outras duas unidades de ensino: a Escola Municipal Tiradentes, no Povoado Boa Vista, a 38 km da sede; e, da Escola Municipal Deodoro da Fonseca, no povoado Boa Esperança, a 50 quilômetros da cidade, que vai beneficiar mais de 350 alunos nos três prédios construídos e mobiliados para atender aos estudantes de ensino fundamental.

A professora Cássia Santos contou que, agora, os animais que pastam pela comunidade não mais atrapalharão as aulas. “Eu trabalhei em uma escola que o burro vinha e comia os cartazes que a gente colocava na parede porque era tudo aberto, e hoje a Escola Digna não é mais um sonho, é uma realidade”, contou.

Também no município foram entregues 1.038 fardamentos para alunos da rede pública estadual e houve a inauguração da rede que vai oferecer internet gratuita para os moradores, o Maranet.

Cajari

Em Cajari, o governador reinaugurou o Hospital Municipal, que foi construído e equipado pelo Governo do Estado, empreitada que recebeu investimentos de R$ 6 milhões e que terá o apoio mensal do executivo estadual para manutenção, por meio de convênio com a Prefeitura. A estrutura inclui 20 leitos de internação; Centro Cirúrgico; sala de parto, observação; laboratório e raio-x. Serão atendidas as especialidades clínica médica, cirúrgica, pediátrica e obstetrícia.

“Com o hospital aqui melhora muito para todos nós, a gente não vai precisar se deslocar para São Luís, Monção é muito bom”, comentou a pescadora Hélia Marques.

O município é um dos integrantes do Plano Mais IDH e constantemente recebe as ações para melhoria do índice de Desenvolvimento Humano da população local. Uma dessas ações foi o Mai Asfalto, que na primeira etapa teve investimentos de R$ 1 milhão e que recebera ampliação anunciada na ocasião da visita do governador.

Presidente Sarney

No município de Presidente Sarney, a inauguração histórica do Centro de Ensino Dr. Jackson Lago vai oferecer a cerca de 750 estudantes a oportunidade de estudar em um prédio próprio. Antes eles precisavam se abrigar em prédios cedidos no município.

Além disso, o governador inaugurou um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), entregou 1.820 fardamentos para alunos da rede pública estadual e participou da inauguração da Escola de Música do Município.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close