SAÚDE

Prefeitura de Ribamar realiza testagem em massa para detectar Covid-19

A testagem em massa é uma ferramenta eficaz no combate ao novo coronavírus

No sentido de tornar mais fortalecido o trabalho de prevenção e combate à COVID-19, esforço que tem demandado total prioridade e preocupação da Prefeitura de São José de Ribamar, a Secretaria Municipal de Saúde está disponibilizando testagem em massa para toda a população.

Uma das pessoas que fez o teste, foi o agente de endemias Marcos Aurélio, que em menos de 15 minutos teve seu resultado negativo. “Achei uma iniciativa muito importante, principalmente neste momento em que vivemos, desta terceira onda, pior que a primeira. Testes em massa ajudam a identificar números mais reais de casos, muitos assintomáticos nem sabem que estão com o vírus e acabam transmitindo aos outros”, disse o agente.

O teste de antígeno, também conhecido como “teste do cotonete”, é um teste rápido capaz de detectar a proteína do nucleocapsídeo viral do SARS-CoV-2, que, se o resultado for positivo, significa infecção viral ativa.

Quem quiser participar, deve apresentar um documento com foto, comprovante de residência e seguir os protocolos sanitários, como uso de máscara e álcool 70%, e respeitar o distanciamento social, medidas que impedem a propagação do coronavírus. As pessoas que já foram vacinadas não podem participar da ação.

A testagem em massa é uma ferramenta eficaz no combate à Covid-19, pois auxilia a identificar os casos positivados, mapear a pandemia no município, realizar a quarentena domiciliar dos infectados para conter a propagação do vírus e, quando preciso, fazer o tratamento adequado para que o paciente se recupere o mais rapidamente possível.

A prefeitura está disponibilizando os testes na unidade do IFMA/SJR, na MA 201(estrada de Ribamar), de 8h às 17h, e também na área externa do Hospital Maternidade do município, onde uma tenda foi montada exclusivamente para isso.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo