Prefeitura realiza primeira reunião sobre Revisão do Plano Diretor de Alcântara-MA
Encontro reuniu membros do Comitê de Coordenação e Comitê Executivo formado por Professores da UFMA
Ampliar a faixa urbana para facilitar o desemvolvimento de Alcântara, atraindo novas empresas e grandes investimentos, criando novas oportunidades para os alcantarenses, sempre foi o desejo do prefeito Nivaldo Araújo (PSB). Mas para que isso aconteça com responsabilidade e planejamento, respeitando os princípios da legislação federal, a gestão Nivaldo Araújo buscou parcerias importantes com órgãos especialistas no assunto.
Para dar o ponta pé inicial, a Prefeitura de Alcântara realizou a primeira reunião com o Comitê de Coordenação e o Comitê Executivo da Revisão do Plano Diretor formado por professores doutores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O encontro, que ocorreu no auditório do Museu Casa Histórica de Alcântara, contou com a participação da maioria dos membros titulares e suplentes dos comitês.
Durante a reunião comandada pela secretária Municipal de Administração, Soraia Gleide, que também acumula a presidência do Comitê de Coordenação, ela justificou a ausência do Prefeito Nivaldo Araujo, que se encontrava em compromissos na capital São Luís. Soraia ainda anunciou as pautas da reunião que focou na apresentação do Plano de Trabalho da UFMA em cooperação com a Prefeitura Municipal e a metodologia das Audiências Públicas.
O presidente do Comitê Executivo, Vinícius Metz, fez um breve relato sobre a justificativa para criação dos comitês e a definição dos membros que os compõe.
O Professor da UFMA, Dr Marco Aurélio, coordenador do Projeto OTAMA (Ordenamento Territorial de Alcântara-MA), destacou as formalidades que atrasaram o repasse de recursos pelo Governo Federal via Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Ele disse que o atraso afetou a execução dos trabalhos em campo, mas os pesquisadores continuaram o exercício de diagnóstico dentro da instituição. Aurélio apontou em uma projeção que a metodologia utilizada pelo grupo de trabalho atende às diretrizes estabelecidas no Guia para Elaboração de Planos Diretores editado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, apresentando os quatro eixos temáticos no qual o trabalho fora dividido, além de apontar como serão as dinâmicas das audiências públicas.
Durante a reunião, a Professora Dra Ana Beatriz fez a apresentação dos eixos de Mobilidade e Patrimônio. Já a Professora Dra. Camylla Rachelle apresentou o eixo Meio Ambiente e Saneamento. As duas mostraram os resultados primários e secundários que farão parte do diagnóstico de Alcântara.
Membros do grupo de trabalho puderam fazer perguntas e levar sugestões. A vereadora Menca Pinho, manifestou preocupação em vários assuntos, principalmente sobre problemas de acessibilidade e mobilidade. O vereador Nilson Pereira destacou o trabalho multidisciplinar que ele presidiu para atualizar a Lei de Preservação do Patrimônio Histórico.
Já a moradora do povoado Pepital, Maria Inês, expôs a própria experiência com a água carregada de ferrugem distribuída para as residências. O Secretário Edson Claudio, a diretora da Vigilância em Saúde, Maria do Nascimento, o diretor do IPHAN, Carlos Massari e a diretora da Agência Espacial Brasileira (AEB), Danielle Andrade, também trouxeram questões importantes para o debate.
O encontro que contou com pessoas e autoridades municipais, foi considerado um sucesso, com um consenso geral sobre a proposta de realizar a primeira audiência pública na noite do próximo dia 22 de novembro de 2024, na sede de Alcântara.
Os participantes concordaram em manter um diálogo contínuo, atualizado-se através de um grupo no whatsapp e em realizar novas reuniões para acompanhar o progresso das propostas apresentadas.