ALCÂNTARA

Terminal Portuário de Alcântara e São Luís será construído

O projeto básico foi apresentado nesta quarta-feira (16) pela Agência Metropolitana (AGEM)

Um sonho para a população alcantarense e para os turistas que visitam a cidade histórica está prestes a ser realizado. O Terminal Portuário Flutuante na cidade de Alcântara e no Espigão Costeiro na Ponta D’areia em São Luís, será construído pelo governador do Maranhão em parceria com a Prefeitura de Alcântara e Agência Executiva Metropolitana (AGEM). Desde 2017, o prefeito Anderson Wilker vem lutando para que o transporte aquaviário seja de qualidade e um porto com viagens diárias seja construído.

Atualmente com 4 embarcações, um catamarã e 3 Iates (barcos), realizando duas viagens por dia de São Luís/Alcântara/São Luís, são transportados 11.935 passageiros por mês, tendo em média 398 passageiros por dia, além da embarcação da Aeronáutica que transporta 246 militares diariamente. Com a implantação do Terminal Portuário em Alcântara e São Luís, a Agência Executiva Metropolitana estima algo em torno de 24 viagens por dia, de acordo com a demanda de passageiros, com embarcações saindo de hora em hora.

Na manhã desta quarta-feira (16), o prefeito Anderson Wilker, acompanhado dos vereadores Haroldo Júnior, Ribinha, Nilson Pereira e Vandeco, participou da apresentação do projeto básico e executivo para construção do terminal portuário de Alcântara e de São Luís. O projeto foi apresentado pelo presidente da Agência Metropolitana (AGEM), Lívio Mendonça.

Para o prefeito Anderson Wilker, o sonho começa se tornar realidade e em pouco tempo Alcântara ganhará uma via que ligará com a capital através da baía de São Marcos sem precisar das tábuas de marés. “É um sonho da população alcantarense que se arrasta a décadas e graças ao governo Flávio Dino, através de nossa luta, o projeto já foi apresentado e se Deus quiser em breve essa obra será iniciada. Será uma obra importante e que dará grande fluxo ao turismo de Alcântara, que permitirá o turista vir para nossa cidade e visitar nossas maravilhas sem pressa, com calma e podendo desfrutar das belezas e culinária alcantarense. Será um porto flutuante, tanto na cidade histórica, quanto na capital maranhense. Teremos novas e sofisticadas embarcações fazendo várias viagens durante o dia inteiro. Alcântara será aberta ao mundo através da baía de São Marcos com a construção de um porto flutuante”, destacou o prefeito.

O projeto de construção do Terminal Portuário em Alcântara e São Luís (Ponta D’areia) foi aprovado pelo Governador Flávio Dino, que passará para as próximas fases, dando maior celeridade, com a perspectiva de início das obras já para o segundo semestre de 2019. O governador reconhece a importância dessa obra para os alcantarenses e para o turismo do Maranhão.

A capacidade do Terminal Portuário de Alcântara será para 2.500 pessoas, 2 embarcações de 24 metros de comprimento e 4 embarcações de 12 metros. A área que será construída atingirá mais de 4 mil metros quadrados, sendo que na Ponta da D’areia a área construída será maior, mas com capacidade para 2.500 pessoas. O prazo de execução da obra será de aproximadamente 18 meses (1 ano e meio).

Participaram do encontro de lançamento do projeto, o governador Flávio Dino, o prefeito Anderson Wilker, o presidente da Agência Metropolitana Lívio Mendonça, o secretário de comunicação e articulação política do estado, Márcio Jerry, os vereadores Haroldo Júnior, Ribinha, Nilson Pereira e Vandeco, além da equipe técnica da Agência Metropolitana e arquitetos responsáveis pelo projeto.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close