NOTÍCIAS

Articulado: Othelino Neto expressa “deixa” de Brandão e se torna favorito para comandar Assembleia

A busca por mais um mandato no comando do Legislativo Estadual tem sido constante e espontâneo

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para o biênio 2023/2024 só será eleita no dia 1º de fevereiro do ano que vem, quando os 42 deputados eleitos e reeleitos em outubro serão empossados para a nova legislatura. Mas, ao contrário do que muitos imaginam, a corrida pela presidência da Casa avança forte nos bastidores, e nela o deputado reeleito Othelino Neto (PCdoB), atual presidente, se consolida a cada dia como o nome mais forte e mais bem articulado para comandar o Poder Legislativo na primeira etapa do novo mandato. É verdade que ainda faltam nove semanas para a escolha do novo presidente pela maioria dos seus 41 colegas, entre os quais alguns que parecem dispostos a entrar na disputa. Mas é também rigorosamente verdadeiro que o atual presidente é, de longe, o nome mais destacado dessa corrida, o que o coloca na esteira do favoritismo. A começar pelo fato de que ele se enquadra inteiramente na “deixa” do governador reeleito Carlos Brandão (PSB), para quem o próximo presidente do parlamento estadual deve ser agregador e bem articulado.

O favoritismo do presidente da Assembleia Legislativa para novo mandato no comando da Casa está plenamente justificado. Primeiro, porque é fácil perceber o posicionamento dele no cenário político estadual, onde pontifica como uma das mais ativas e bem-sucedidas lideranças do atual tabuleiro político maranhense. E também pelo fato de que, embora isso não o diferencie dos demais deputados em matéria de direitos, deveres e prerrogativas parlamentares, os 84 mil votos que lhe deram o terceiro mandato parlamentar consecutivo são um argumento respeitável para avaliar o seu desempenho como articulador e agregador no arisco e nem sempre harmônico mundo da política partidária.

Não foi sem motivo que ontem o deputado reeleito Yglésio Moisés (ainda no PSB) assinalou, em discurso na tribuna, o fato de o governador Carlos Brandão ser um governante aberto ao diálogo com a classe política, e que aposta na escolha de um agregador para comandar a nova composição da Assembleia Legislativa. É, sem tirar nem botar, o caso do presidente Othelino Neto, que fortaleceu a natureza agregadora da sua ação política como coordenador político da vitoriosa candidatura do ex-governador Flávio Dino ao Senado. Ao longo da campanha, o presidente da Assembleia Legislativa foi incansável na tarefa de juntar pedras soltas em torno da chapa majoritária Carlos Brandão (governador – PSB)/Felipe Camarão (vice-governador – PT)/Flávio Dino (senador) no caminho para as urnas.

Em que pese o fato de ser o deputado Othelino Neto um político jovem, a experiência que viveu nos últimos quatro anos como político e chefe de Poder – pandemia, eleições municipais de 2020 e a corrida às urnas de 2022 – o tornou um político diferenciado, principalmente por ser um político antenado e realista. Os dois fatores foram decisivos para maneira arrojada e inovadora com que comandou o Poder Legislativo durante a pandemia do novo coronavírus, quando a Casa foi pioneira. Sua atuação produziu a credibilidade para completar o perfil da sua gestão.

São essas credenciais que fizeram com que vários deputados eleitos e reeleitos o procurassem para declarar apoio à sua eleição para o primeiro biênio da nova legislatura. Manifestaram essa posição os deputados eleitos e reeleitos Carlos Lula (PSB) – que saiu das urnas com mais de 80 mil votos -, Daniella Jadão (PSB), Rildo Amaral (PP), e Yglésio Moisés (PSB), para citar alguns exemplos. Houve também projetos de candidatura, como o do veterano deputado Arnaldo Melo (PP). Mas o fato é que, aos 47 anos, o economista, jornalista e auditor concursado do Tribunal de Contas do Estado, e respeitado como político equilibrado e agregador, o deputado Othelino Neto chega ao terceiro mandato cacifado como favorito para continuar presidente da Assembleia Legislativa no primeiro biênio da nova legislatura. Exatamente como desenhou a “deixa” do governador Carlos Brandão.

Por Repórter Tempo

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo