BEQUIMÃO

Bequimão-MA: Técnicos da SEMEJEL participam de capacitação sobre o Educacenso

Objetivo da capacitação é aprimorar a coleta de informações e o manuseio do sistema Educacenso

Técnicos da Secretaria de Educação, Juventude, Esporte e Lazer de Bequimão (SEMEJEL) participaram de um treinamento sobre o Sistema Educacenso nesta terça-feira (21), no município de Pinheiro. O objetivo da capacitação é aprimorar a coleta de informações e o manuseio do sistema Educacenso, onde ficam armazenados esses dados.

Participaram do treinamento sobre os sistema Educacenso os técnicos municipais de educação Miramys Cristina Ferreira Araújo, Walisson Luan Rodrigues Ferreira e Leandro Cesar Pereira Rodrigues.

O Educacenso é uma radiografia detalhada do sistema educacional brasileiro. A ferramenta permite obter dados individualizados de cada estudante, professor, turma e escola do país, tanto das redes públicas (federal, estaduais e municipais) quanto da rede privada. Todo o levantamento é feito pela internet.

A partir dos dados do Educacenso, é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e planejada a distribuição de recursos para alimentação, transporte escolar e livros didáticos, entre outros.

Censo Escolar

Mais do que a coleta de dados estatísticos educacionais realizada atualmente em todo país, o Censo Escolar tem o objetivo de fornecer uma imagem da situação educacional no Brasil. Essa imagem é fundamental para o planejamento, execução e acompanhamento das políticas públicas voltadas para a educação.

Com as informações coletadas, elaboram-se diagnósticos acerca do ensino no Brasil, que oferecem dados que servem para o planejamento, a execução e o acompanhamento das políticas públicas — ou seja, resultam em melhorias no sistema educacional.

Com as estatísticas em mãos, é possível distribuir os recursos da melhor maneira entre as instituições e prestar auxílio às que necessitam de mais fundos. Livros, merendas, transportes estudantis, adaptação para alunos portadores de deficiência e até a criação de novos centros são oriundos do Censo Escolar.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo protegido!!!