Carlos Brandão perde as estribeiras e ataca prefeitos
Governador do Maranhão está acuado após imprensa descobrir um tal orçamento secreto
O governador Carlos Brandão (PSB), sentiu o golpe após a imprensa independente relevar que seu governo destinou via fundo a fundo mais de R$ 60 milhões para prefeituras aliadas e, coincidentemente, os prefeitos dos municípios que mais receberam recurso do orçamento secreto de Brandão foram justamente aqueles que declararam apoio à reeleição do chefe do executivo estadual.
Durante discurso na cidade de Barreirinhas, na Região dos Lençóis, o governador tentou dar eco a reportagem da revista Piauí, que, seletivamente, tratou apenas de prefeituras cujos prefeitos são adversários do governador e receberam recursos de emendas federais do chamado “orçamento secreto”, as emendas do relator no Congresso. Prefeitos da base aliada do governador e principalmente os da panelinha do Palácio dos Leões receberam muito mais dinheiro destas mesmas emendas, como Caxias-MA e Santa Rita-MA, mas, estranhamente, não entraram na reportagem.
O governador atacou os prefeitos com a história do orçamento e fez um discurso dúbio: “Nosso governo não tem orçamento secreto”, e emendou: “Isso nós vamos acabar”.
Mas se o governo Brandão não tem orçamento secreto como é que ele vai acabar com o que não existe? Se ele estava se referindo ao chamado orçamento secreto do governo federal como ele vai acabar com uma questão que envolve governo federal e Congresso Nacional sendo governador?
Não faz sentido a fala de Brandão. O governador já destinou R$ 64,9 milhões em orçamento secreto. Entre os dias 13 de junho e 1º de julho, foram realizados 56 repasses diretamente às contas bancárias das prefeituras. Os aportes variam entre 400 mil reais e 2,5 milhões.
Por Clodoaldo Corrêa