BEQUIMÃO

Carnaval de Bequimão começa neste sábado (22)

A festa de momo será tradicionalmente na Praça 2 de Novembro

A temporada oficial do carnaval de Bequimão começa neste sábado (22) e só termina na madrugada da quarta-feira de cinzas (26). Para os dias de festa, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, montou uma programação bastante diversificada e atrativa para moradores e visitantes que escolheram a cidade como destino para curtir a folia momesca em 2020.

Intitulado o “Carnaval da Diversidade Cultural”, a festa vai misturar a originalidade dos blocos tradicionais e alternativos com o talento de artistas conhecidos do público. Dois circuitos estão sendo preparados pela gestão do prefeito Zé Martins, para embalar os quatro dias de festa na cidade.

Um dos circuitos, já bastante conhecido pelos foliões que costumam ir a Bequimão, é o da Praça 2 de novembro. O local vai receber atrações de renome local, regional e nacional, que prometem sacudir a cidade e colocar todo mundo para dançar ao som de sucessos da atualidade, sem esquecer, é claro, daqueles que marcaram época no axé, forró elétrico ou mesmo no chamado pagode baiano.

Pelo circuito da praça central vão passar artistas como Hannah Vanessa, Guilherme Topado, Caviar com Rapadura, Moleca Sem Vergonha, Andson Mendonça, Wally, Nana Banda, Rapha Araújo, Os Tops Elétricos, Banda Miragem, Lambas, DJ Xuxa, Traíra de Óculos e Bicicletinha do Samba. As apresentações acontecem todas as noites, das 18h às 2h30 do dia seguinte, em cumprimento à lei que estipula o horário para a realização de shows na cidade.

E a festa não acaba por aí não. A programação diurna também vem com tudo. A tarde de domingo (23), por exemplo, tem programação para quem não abre mão do carnaval tradicional e há anos prestigia o desfile de blocos na Passarela do Samba, montada em frente à Praça da Matriz, no Centro. Na avenida, a representação fiel do que é o carnaval da diversidade cultural, em Bequimão. A abertura dos desfiles vai ficar por conta do tambor de crioula da comunidade quilombola Santa Rita. Para os apreciadores, esses blocos têm uma beleza peculiar e autêntica. O batuque é diferenciado, o que imprime uma marca própria das brincadeiras bequimãoenses. As comunidades mantêm viva essa expressão cultural e contam com apoio do poder público local.

Na segunda (24), o dia continua movimentado com atrações voltadas ao público infantil. A partir das 16h, a Caravana da Alegria e os palhaços Patati e Patatá divertem a criançada, na Praça 2 de Novembro. Em seguida, a Juju Banda vai deixar o carnaval da garotada ainda mais animado. A atração está produzindo um repertório especialmente para os foliões mirins, que começam a descobrir, agora, a importância de celebrar a alegria na maior festa popular do país.

Segurança

A segurança também faz parte da programação. O trânsito será alterado para assegurar que os foliões tenham trânsito livre dentro dos circuitos da Praça 2 de Novembro e Passarela do Samba. Além disso, já foram definidos, em reunião, os efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Força Bruta e Bombeiros Civis, que vão ficar de plantão e garantir que a festa transcorra dentro da normalidade e com espaço apenas para a alegria.

Por Tribuna de Bequimão-MA
Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo protegido!!!