LUTO

Fantástico da Globo mostra desmando da saúde pública de Bacabeira-MA

Um paciente morreu após sair de Bacabeira-MA em uma ambulância sem acompanhamento de um profissional de Saúde

O programa Fantástico da Rede Globo, mostrou neste domingo (28) e a TV Mirante reprisou nesta segunda-feira (29), a agonia sofrida por um paciente que saiu em uma ambulância de Bacabeira-MA para São Luís sem acompanhamento de um profissional de saúde e acabou morrendo na UPA no bairro Vinhais na capital maranhense após procurar por socorro durante 4h.

A prefeita de Bacabeira-MA, sequer usou as redes sociais para pedir desculpas à família do idoso. Na página da prefeitura que publicaram uma nota tentado explicar a tragédia, já que segundo a nota, o paciente José Maria Santos Bandeira, de de 60 anos, chegou ao hospital de Bacabeira na sexta-feira (26), por volta das 20h47 e tenta provar que o paciente estava acompanhado de um profissional de saúde, o que já foi desmentido pelo secretário de Saúde do Estado, Carlos Lula durante entrevista à TV Mirante.

Segundo imagens do vídeo feito pela irmã do paciente, que se desesperou e gravou um vídeo, não aparece nenhum profissional de saúde dentro da ambulância: “É ser humano, gente. Não é um animal não”, disparou a irmã de José Maria.

Segundo a irmã do idoso que viajou em uma maca, José Maria Santos Bandeira saiu de Bacabeira em direção à São Luís por volta das 21h. Se o paciente chegou ao hospital de Bacabeira às 20h47, significa que José Maria passou menos de 10 minutos na casa de saúde de Bacabeira-MA, desmentindo a nota da prefeitura.

NOTA DA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou à produção do Fantástico, por meio de nota, que o “José Maria Bandeira foi enviado a São Luís já em estado gravíssimo e sem pedido de leito na capital. Por apresentar sintomas gripais, ele não foi atendido na rede municipal da capital e acabou sendo encaminhado para uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) estadual. Ele chegou a ser acomodado em leito de UTI, mas não resistiu”, diz a nota.

A reportagem da TV Globo mostrou cenas de desrespeito às restrições de circulação em diversas cidades do país. Em várias capitais, teve gente que ignorou as medidas tomadas pelas autoridades para tentar frear a transmissão da Covid. O desrespeito às medidas espalha o coronavírus e causa mortes.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo