NOTÍCIAS

Feira Preta e Festival de Gastronomia realizadas pela Prefeitura de Alcântara reúne grande público

Evento aconteceu no último sábado (25), na Praça da Matriz, na cidade histórica

No último sábado (25), a cidade de Alcântara, foi palco de um evento gigante, fruto da herança afro-brasileira: a Feira Preta e o Festival de Gastronomia, realizadas pela Prefeitura de Alcântara, por meio da Secretaria Municipal  de Cultura e Turismo na Praça da Matriz. O evento resgatou a essência da cultura e das tradições locais, deixando uma impressão duradoura, tanto aos moradores, quanto aos visitantes.

Essa é mais uma importante ação do prefeito Nivaldo Araújo, que busca incansavelmente a valorização da cultura e da gastronomia local, visando incentivar a economia alcantarense, geramdo trabalho e renda aos empreendedores.

Os tambores e caixas ressoaram por toda a praça com apresentações do Tambor de Criola Encanto dos Palmeres, do povoado Itamatatiua, além do tambor de Mina Terreiro Luz de Oxum. Houve apresentações de escolas com o tema da consciência negra e a valorização do negro, como: a dança do Preto, do Itamatatiua e apresentação da música Canto Viva Nossa Liberdade, interpretada por alunos da escola Inácio de Viveiro Raposo.

Um dos principais pontos da feira foi a valorização da culinária local e incentivo ao turismo. O evento foi um verdadeiro sucesso e contou com a presença marcante da comunidade local, a valorização da cultura alcantarense e sua culunária pela comunidade é um fator marcante e digno de aplausos.

A Feira Preta também foi um momento de aprendizado e reflexão. Atividades educativas voltadas para a Semana da Consciência Negra permitiram que escolares e visitantes mergulhassem nas histórias e conquistas da comunidade negra local.

Em sua rede social, o prefeito Nivaldo Araújo, que esteve acompanhado da Primeira Dama, Branca Diniz e do secretário Jedson Coelho, destacou a grandeza do evento. “Prestigiei a Feira Preta e o Festival de Gastronomia, que está sendo um sucesso. Nossa gestão preza pela valorização da culinária local e incentiva o turismo e a cultura da nossa cidade, que é a nossa riqueza. A programação continua. Mas desde já, deixo aqui meus sinceros agradecimentos à todos da SECTUR pela execução, e principalmente, aos empreendedores (as) locais. Parabéns a todos!”, descreveu o Prefeito de Alcântara.

As barraquinhas de comida ofereceram uma viagem de sabores da culinária local. Cafés, lanches e pratos típicos foram degustados, com destaque para o stand do 1º Festival de Gastronomia Maria Batá, que valorizou ingredientes e pratos locais.

Artistas quilombolas exibiram suas habilidades, com peças que foram desde tecelagem tradicional até esculturas modernas, mostrando a continuidade e a evolução do artesanal. Um verdadeiro festival de cores e estilos, as oficinas de turbante, tranças e pinturas corporais celebraram a beleza negra, enquanto especialistas em maquiagem, manicure e barbearia proporcionaram momentos de cuidado e autoestima.

A saúde também esteve em foco. Serviços de aferição de pressão, testes rápidos, distribuição de preservativos e vacinação reforçaram a importância do bem-estar na comunidade.

A Feira Preta e o Festival de Gastronomia não foram apenas uma exibição de cultura e talento, mas uma afirmação da identidade e um reforço da comunidade. Alcântara mostrou, mais uma vez, que é um lugar onde a história e a modernidade coexistem, e onde a celebração da vida é tão colorida e profunda quanto as raízes que a sustentam.

Por Joerdson Rodrigues

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo