MARANHÃO

Ferryboat São Gabriel iniciará operação nesta quinta-feira (25), segundo MOB

Embarcação fez testes nesta quarta-feira (24) na baía de São Marcos para reconhecer percurso

Alugado pelo Governo do Estado para inclusão no sistema de travessia entre os terminais da Ponta da Espera e do Cujupe, o ferryboat São Gabriel, vinda do Pará, assim como o José Humberto, iniciará operação nesta quinta-feira (25), segundo Celso Borgneth, presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), em declaração durante a edição desta quarta-feira (24) do programa Ponto Final, da Rádio Mirante AM. Mas como o presidente da MOB mente 24h por dia, não dá pra confiar.

Borgneth garantiu que os trâmites de autorização junto à Capitania serão concluídos até à tarde desta quarta e que as primeiras viagens-testes serão realizadas no dia seguinte. Na verdade as viagens testes foram feitas na tarde desta terça-feira (24).

“Todo o procedimento que foi feito no [ferry] José Humberto está sendo feito agora no São Gabriel, mas como é uma embarcação que estava em operação na travessia Belém-Ilha de Marajó, acreditamos que até hoje [Terça] a tarde toda a autorização seja concluída pela Capitania”, afirmou o presidente da MOB.

O ferryboat São Gabriel foi anunciado como uma das maiores embarcações do Norte/Nordeste e possui 87 metros de comprimento e 16,5 de largura. A embarcação possui apenas cinco anos de uso e operava de Belém para a Ilha do Marajó. Além do tamanho, se destaca pelo conforto e pela modernidade, mas em si tratando de operação em rios. No mar, é outra história, bem diferente do rio amazônia e guamá.

Segundo imagens, o térreo da embarcação é climatizado, há espaço para pessoas com deficiência física e seus acompanhantes, além de sala executiva climatizada com poltronas acolchoadas semi-leito, oferecendo mais conforto aos usuários do serviço. A única deficiência da embarcação e não mostrada pela MOB é a mureta de proteção, que é baixa e a maresia pode dar banho nos veículos.

O novo cronograma de viagens feito pela MOB e que será divulgado nas próximas horas prevê duas viagens diárias do ferryboat São Gabriel. A empresa proprietária da embarcação diz que, pela potência e engenharia, três ou quatro viagens poderão ser feitas. “Vamos começar com duas viagens e, tendo necessidade, podemos fazer viagens extras”, pontuou Borgneth.

Retorno do ‘Araioses’

O titular da MOB também confirmou que a reforma da embarcação Cidade Araioses da empresa Servi Porto,  teve sua reforma concluída na manhã desta terça-feira (24). Segundo Celso, testes serão realizados nos novos motores do ferryboat ainda nesta quarta-feira (25).

Uma vistoria da Capitania dos Portos também está marcada para esta quinta-feira (25) e existe a previsão de que a embarcação volte a operar entre sábado (27) e domingo (28).

“A licitação feita no ano passado prevê oito barcos para a plenitude da travessia do transporte aquaviário. Fazendo uma conta, com a capacidade do São Gabriel, de cem carros e 1.120 pessoas sentadas, equivale aos três barcos da Internacional. Então teríamos seis barcos, com mais o Araioses, sete, e mais o José Humberto, oito. Praticamente, o sistema de travessia estaria resolvido”, disse o chefe da MOB.

Na verdade, o problema do transporte de ferryboat no Maranhão foi instalado pelo agora ex-governador Flávio Dino e mantido por Carlos Brandão com a intervenção criminosa das embarcações da empresa Servi Porto. O caos foi instalado e mesmo com o tal São Gabriel vindo do Pará, a venda de passagens continua suspensa. Venda antecipada só para o Tribunal de Justiça do Maranhão, que gastou mais de R$83 mil reais com passagens de ferryboat.

Por Vandoval Rodrigues

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo