EDUCAÇÃO

Homenagem do Maranhão a Paulo Freire

A justa homenagem a uma das maiores referências sobre educação no mundo

A solenidade de entrega da Medalha do Mérito Timbira ao educador Paulo Freire (in memoriam) foi um mais do que merecido reconhecimento à importância de sua monumental obra para a educação mundial. A condecoração máxima do Estado Maranhão foi entregue à viúva do Patrono da Educação brasileira, Ana Maria Freire, pelo governador Flávio Dino (PCdoB).

“Uma referência do pensamento brasileiro, não só na área de educação, mas em outras áreas do conhecimento. Um nordestino como nós, que merece todas as homenagens que recebeu em vida de universidades do mundo inteiro. Sua trajetória honrada e, sobretudo, a eternidade de sua obra, inspiram educadores de todas as gerações”, enfatizou o chefe do Executivo.

Para o presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto, a homenagem enaltece a produção do conhecimento e a luta pela democracia. “Quanto mais neste momento que o atual comando deste país, por decreto, muda a história da educação brasileira.  Esse ato é mais importante ainda, porque enfatiza a posição do governador e de outros agentes políticos em reconhecimento ao papel fundamental que têm Paulo Freire à história do Brasil”, destacou Othelino.

Durante a solenidade, a pedagoga Ana Maria Freire lembrou o legado do educador, que deixou mais de 20 obras reconhecidas mundialmente como educação libertadora em defesa dos oprimidos.

“Sinto-me profundamente alegre. Agradeço ao governador do Maranhão, que é o primeiro homem público do Brasil a reconhecer a importância de Paulo para a Educação. Paulo dá subsídios para desenvolverem teorias, sempre buscando a justiça social e a igualdade entre as pessoas e sempre procurando a paz e a liberdade de expressão, enfim, sempre em busca da democracia”, disse Ana.

O evento, realizado no Palácio Henrique de La Roque, contou, ainda, com a presença do deputado estadual Dr. Yglésio. “Paulo Freire deixou um legado inegável na história da educação mundial e aqui o governador fez questão de ressaltar isso, o que corresponde justamente com o compromisso principal do Maranhão, que é uma educação inovadora, afastando jovens da criminalidade e transformando a sociedade para melhor”, ressaltou.

Estudantes, educadores, deputados federais e secretários de Estado também participaram do ato de desagravo às críticas de representantes do governo federal a Paulo Freire.

“O governador nunca escondeu que a educação é prioridade para nosso estado e aqui temos o Programa Escola Digna, que é muito inspirado nas doutrinas de Paulo Freire. Aqui no Maranhão, Paulo Freire é e sempre será o Patrono da Educação Brasileira”, disse o secretário de Educação, Felipe Camarão.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close