NOTÍCIAS

Inaugurada quadra poliesportiva que homenageia professora Zulmira Pereira

No evento, além do corpo docente e discente, contou com a presença de filhos e netos da homenageada

Com 20 anos de serviço prestado no Centro de Ensino Joaquim Gomes de Sousa, no bairro da Cohab, na tarde desta terça-feira (08), o secretário de Educação – Felipe Camarão – inaugurou a quadra poliesportiva que levou o nome da professora Zulmira Domingas Pereira Correa Lima. No evento, além do corpo docente e discente, contou com a presença de filhos e netos da homenageada.

“Para nós, que acompanhamos a trajetória profissional da nossa mãe, principalmente aqui no Joaquim Gomes de Sousa, onde serviu a coletividade durante 20 dos 34 anos como servidora pública, é um mister de sentimento, pois além de nos confortar pela dor que ainda nos dilacera o peito e a alma pela partida precoce, nos enche de orgulho. Em nome dos meus irmãos, sobrinhos e pai, agradecemos a direção da escola, na pessoa da gestora Lucineide Martins, ao secretário Felipe Camarão e ao governador Flávio Dino”, disse o matemático Itamilson Lima, filho da homenageada e que falou em nome da família.

“Para a educação sabemos a importância do passado, presente e futuro, os quais juntos definem o legado, e justamente por todo o trabalho aqui desempenhado é que decidimos homenageá-la”, justificou a gestora.

Aguardado com muita expectativa, pois os alunos estavam contando os minutos para usufruir do espaço totalmente reformado, já passava das 17:30, advindo de outras cinco inaugurações, quando a caravana do secretário chegou ao Joaquim Gomes de Sousa. Com o orgulho estampado no rosto, fruto da sensação de dever cumprido por tudo que fez frente a educação nos últimos anos, Felipe cumprimentou, agradeceu os presentes e, em seguida, descerrou a placa.

QUEM É A HOMENAGEADA

Casada com o advogado Itamar Corrêa Lima, mãe de seis filhos, 12 netos e duas bisnetas, Zulmira Domingas Pereira Corrêa Lima, foi ex-diretora do Centro de Ensino Joaquim Gomes de Sousa no período de 1992 e 2012. Foi uma educadora, assídua, dedicada e comprometida com o magistério.

Ingressou no serviço público em 1980, formando-se posteriormente em Administração de Empresa e Geografia, ambos pela Universidade Estadual do Maranhão-Uema. Iniciou sua trajetória como professora primária lotada na Unidade Escolar Sagarana II, localizada no bairro da Alemanha, onde alfabetizou centenas de crianças.

Sempre disposta a progredir, quando foi convidada pela Secretaria de Educação para uma nova missão, não pensou duas vezes, foi transferida para onde cursou todo o ginásio: a escola Modelo Benedito Leite, localizada na praça Antônio Lobo, passando a lecionar Geografia, de 5ª a 8ª séries, findando na escola em que estudou suas atividades em sala de aula.

Na gestão do então secretário João Martins foi convidada para assumir a direção geral do Sousândrade, na praça do Lira, permanecendo lá até 1992 quando fora transferida para o Joaquim Gomes de Souza, na Cohab, como diretora adjunta. Próximo de aposentar, se afastou de licença especial e, em seguida, após 34 anos no exercício da função, já com carga horária reduzida, concluiu o tempo de serviço no Centro de ensino Médio, Dr. João Bacelar Portela. Professora Zulmira, como era conhecida, faleceu no dia 07 de março de 2021.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo protegido!!!