ALCÂNTARA

LUTO: Morreu aos 80 anos, prefeito de Alcântara-MA, Padre William (PL)

O falecimento do gestor foi confirmado no final da tarde desta sexta-feira (5) pela Diocese de Pinheiro através de nota

Morreu na tarde desta sexta-feira (15), o prefeito de Alcântara, William Guimarães da Silva, de 80 anos, ou simplesmente Padre William, como era carinhosamente conhecido no Maranhão. Segundo nota publicada pela Diocese de Pinheiro e assinada pelo Bispo Dom Elio Roma, o Prefeito teria sofrido uma parada cardíaca no início de julho, e foi transferido para São Luís-MA, onde estava internado em estado grave em uma UTI.

Filiado ao Partido Liberal (PL), Padre William administrou três municípios maranhenses como prefeito. Entre eles, estão: Santa Helena, Guimarães e Alcântara, onde foi eleito em 2020 com 7.874 votos. o vimarense nasceu em 21 de fevereiro de 1942 e prestou um relevante serviço por onde passou.

CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DE PADRE WILLIAM

Padre William Guimarães da Silva, nasceu em 21 de fevereiro de 1942, no povoado Santa Rita de Cardoso, em Guimarães, um dos cinco filhos de José Custódio da Silva e Maria Raimunda Guimarães da Silva, ambos já falecidos.

O Padre William foi ordenado Presbítero no dia 5 de janeiro de 1973, às 18 horas, na Praça José Sarney, Paróquia de Santa Helena, por sua Excia. Revma. Dom Afonso Maria Ungarelli. A sua primeira Missa aconteceu no dia 7 de janeiro, na Paróquia de São José de Guimarães, sua terra natal.

William Guimarães Cursou Filosofia pela Faculdade de Mogi das Cruzes-SP, Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e posteriormente fez os cursos de aperfeiçoamento em Direito Canônico para Juiz Eclesiástico, Ecumenismo, Exegese pelo CEBI e Espiritualidade, Parapsicologia, Psicologia da Neurose, Espiritualidade Bíblica e iniciou o curso de medicina.

Na sua formação, passou pelos Seminários de Fortaleza, Recife, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Roma. Na Arquidiocese de Fortaleza trabalhou com a Pastoral da Periferia, Catequética e Teatro, Pastoral Carcerária, Pastoral da Saúde e com os hansenianos em Maracanaú. Na Arquidiocese de São Paulo trabalhou no Ensino Escolar, com a Pastoral Litúrgica, de Saúde nos hospitais e clínicas, a Pastoral da Periferia e com a Pastoral Política-Acadêmica.

Na Diocese de Pinheiro, exerceu as seguintes atividades: Mestre de Trabalhos e Disciplina, Professor de Matemática e Ciências na Vila Gen, em Guimarães; Professor e Diretor de Escola em Alcântara, a pedido dos Padres canadenses; Pároco nas Paróquias de Santa Helena (1972-1994); São Matias de Alcântara (1995-1997, 2013-2019) e São José de Guimarães (1997-2004); Vigário Geral do então Bispo D. Ricardo, Ecônomo da Diocese (2002-2005), Coordenador Diocesano de Pastoral, Representante do Clero Diocesano.

Exerceu ainda as seguintes atividades: Professor, Analista, Paramédico, Diretor, Assessor jurídico, Prefeito de Santa Helena (1989-1992), Prefeito  de dois mandatos seguidos em Guimarães (2005-2012) e atualmente Prefeito de Alcântara-MA.

Com esperança na ressurreição, a Diocese de Pinheiro manifesta agradecimento por tudo que o Padre William fez pela Igreja Particular de Pinheiro, sendo um homem dedicado a propagar a Boa Nova e a contribuir também com desenvolvimento humano, social e cultural de toda a região.

Fonte: Site da Diocese de Pinheiro-MA

Em nota, a Diocese de Pinheiro-MA, lamenta a morte de Padre William, atual prefeito de Alcântara-MA.

SUCESSOR IMEDIATO

O vice-prefeito Nivaldo Araújo de Jesus ou simplesmente Nivaldo Araújo (PROS), que já havia assumido o cargo interinamente após Padre William ser internado, deve assumir o cargo definitivamente. Nivaldo Araújo, tem 47 anos, é funcionário público federal, tem experiência em gestão de órgão público e deve ser empossado pela Câmara Municipal na próxima semana.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo protegido!!!