SAÚDE

Maranhão inicia a Campanha Novembro Azul

A campanha traz como tema “Ê siô, te cuida! Saúde é coisa séria!”

Com o tema “Ê siô, te cuida! Saúde é coisa séria!”, o Governo do Maranhão inicia a Campanha Novembro Azul, de conscientização sobre os cuidados integrais com a saúde do homem. Entre as ações propostas para o período, estão a realização de cirurgias urológicas em várias cidades do Maranhão, através da rede estadual de saúde pelo Programa Mais Cirurgias. A abertura da campanha acontece neste sábado (07), a partir das 14h, com jogos e atividades físicas, na Litorânea, nas proximidades da 2ª Companhia do BBmar/Corpo de Bombeiros. A programação da tarde de lazer inclui jogo de dama, vôlei e funcional e, ainda, o I Torneio de Futebol de Areia SES.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destaca a importância de ações voltadas para a saúde integral do homem.

“Cuidar da saúde é essencial, e o alerta vale tanto para a mulher quanto para o homem. Por isso, a nossa rede estadual de saúde, oferece uma série de serviços para o cuidado integral da saúde masculina. Estamos reforçando, ainda, através do Mais Cirurgias, o serviço de cirurgias urológicas em todas as regiões do estado”, afirma Carlos Lula.

De acordo com a coordenadora do Departamento de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da SES, Claudiana Cordeiro, o Novembro Azul, surge como uma campanha que tem como objetivo discutir a questão do câncer de próstata, de pênis e atualmente também a questão do câncer de boca, na perspectiva da prevenção e principalmente da saúde integral do homem.

“A saúde integral trata da prevenção a todos os agravos e doenças que acometem o homem. Temos buscado encontrar estratégias junto aos serviços de saúde dos municípios, serviços que trabalhem no sentido de trazer o homem para dentro dos cuidados com a saúde na perspectiva da prevenção de agravos e doenças, pois muitas vezes eles não buscam os serviços de saúde por vários motivos, inclusive pela questão cultural”, complementa Claudiana Cordeiro.

Até o momento, foram registrados 16 casos de câncer de pênis com tratamento realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Maranhão. Em 2019, foram 41 registros. Já com relação aos casos de câncer de próstata, já são 221 registros este ano. Em todo o ano de 2019 foram 851 casos registrados.

O “Novembro Azul” surgiu como uma campanha com o objetivo de discutir a temática do câncer de próstata, abordando principalmente sua prevenção e estimulando os homens a cuidarem mais de sua saúde.

Programa Mais Cirurgias 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), está realizando cirurgias urológicas nas unidades que compõem a rede estadual de saúde pelo Programa Mais Cirurgias em: São Luís; Barreirinhas; Timon; Coroatá; Santa Luzia do Paruá; Lago da Pedra; Imperatriz; Grajaú; Peritoró; Timbiras; Caxias; e Chapadinha.

Na capital, o Hospital Dr. Carlos Macieira está realizando, desde o mês de outubro, cirurgias urológicas eletivas, por meio do Programa Mais Cirurgias. Ao todo, serão 200 procedimentos, que começaram a ser realizados no mês de outubro e deverão ser executados até o mês de dezembro. Após terem sido aprovados na avaliação pré-cirúrgica, os pacientes são submetidos a procedimentos de próstata, rins e bexiga.

Programação 

Durante todo o mês de outubro, também serão realizadas ações para ampliar o debate acerca da saúde do homem e incentivá-los na procura por serviços de saúde.

Serão realizadas a Feira de Saúde do Homem e oficinas de Saúde do Homem voltadas para homens do Movimento Sem Terra, do Centro Histórico, homens Negros e Quilombolas, Ciganos e Axé, Pescadores e Indígenas.

Governo do Maranhão

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo