JUSTIÇA

Nair Portela faz a pior gestão na UFMA

Não muito diferente do irmão Jefferson Portela, Nair Portela está destruindo a Universidade Federal do Maranhão

Um grupo formado por cerca de 90 estudantes encaminhou denúncia ao Blogue do Gilberto Lima contra a Universidade Federal do Maranhão (Ufma) que estaria se recusando a oferecer vagas para o curso de medicina. Diante disso, decidiram iniciar uma disputa judicial para abertura dessas vagas.

Confira o teor da denúncia encaminhada por Luana Cristina Moreira de Oliveira, em nome do grupo de estudantes.

Estranhamente, enquanto o Brasil possui metade do número de médicos que efetivamente precisa, enquanto o país importa profissionais cubanos, a Universidade Federal do Maranhão – UFMA parece ir na contramão dos interesses sociais ao simplesmente não ofertar vagas ociosas no curso de maior concorrência na instituição.

Neste ano, a Universidade lançou mais um edital oferecendo vagas ociosas com exceção do curso de medicina, mais uma vez. Muito embora a resolução de número 1.175 do CONSEPE determine a obrigatoriedade da disponibilização dessas vagas. Contudo, ao pesquisar a disponibilidade em cada campus, observa-se turmas parcialmente preenchidas devido à alta evasão no curso de pinheiro, assim como no campus de imperatriz e São Luís.

O que mais nos impressiona é que, ao pesquisar a disponibilidade de vagas nas turmas de cada campus, observa-se turmas parcialmente preenchidas devido aos altos índices de evasão que vem assolando a instituição nos últimos semestres.

Diante de tais injustiças, centenas de estudantes se uniram e realizaram uma série de denúncias ao MPF, obtendo como resposta o ARQUIVAMENTO DO CASO, devido à “incapacidade, por parte da UFMA, de comportar os alunos”. Dessa forma, inúmeras indagações são fomentadas:

Se a Universidade não tem como receber os discentes, por qual motivo ocorreu a chamada regular do Sisu em 2018?

O que tal órgão está fazendo com o dinheiro dos “alunos fantasmas”, já que a verba do MEC vem todo semestre justamente para dar o aparato necessário às turmas?

A partir dos argumentos supracitados, a sociedade precisa de uma resposta plausível e o MPF tem que se posicionar de forma firme para que o manto da injustiça não prevaleça mais uma vez nas condutas obscuras da Reitoria da UFMA. Isso é o que todos nós esperamos!

Lutemos em prol do sonho de estudantes maranhenses que vencem diariamente as mazelas humanas do seu Estado. Lutemos para que a própria educação não tire dos jovens a oportunidade de estudar.

Com a palavra, o departamento do curso de medicina da UFMA.

Anexos

Consulta turmas do curso de medicina São Luís

Consulta turmas do curso de medicina Pinheiro

Consulta turmas do curso de medicina Imperatriz

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close