ALCÂNTARA

Nivaldo Araújo: Um prefeito que tem responsabilidade com o dinheiro público e compromisso com seu povo

Desde que assumiu a gestão alcantarense, Nivaldo Araújo mantém os pés no chão sem vaidade pelo poder

O município de Alcântara-MA, localizado na Região metropolitana da Grande Ilha e administrado pelo prefeito Nivaldo Araújo, esta um verdadeiro canteiro de obras após a estiagem das chuvas. São serviços de infraestrutura que englobam reformas de escolas, capina de ruas, praças e ruínas, e recuperação de estradas vicinais, beneficiando mais de 200 comunidades da zona rural, além de investimentos na saúde pública.

A recuperação, ampliação e empiçarramento das vias, facilitará o acesso de veículos e pedestres; gerando desenvolvimento com o escoamento da produção local. A luta do prefeito Nivaldo Araújo — um quilombola raiz, filho da terra — tem sido árdua. Com um olhar especial para as comunidades rurais e compromisso com a população, desde que assumiu a prefeitura em julho de 2022, Nivaldo tem trabalhado diuturnamente e buscado parcerias e benefícios com as esferas estadual e federal.

Serão recuperados mais de 800 KM de estradas vicinais não pavimentadas, usadas como principais conexões entre as áreas rurais e os centros urbanos. Nivaldo sabe, que as estradas recuperadas, facilitará o acesso do transporte escolar, ambulâncias, viaturas policiais e transporte de passageiro.

Servidor público concursado, Nivaldo Araújo — que era vice-prefeito na chpa do Padre William (falecido em 15 de julho de 2022) — assumiu o executivo municipal em 18 de julho daquele ano. Mesmo não sendo um político tradicional, Nivaldo tratou de fazer um planejamento, cortar gastos e traçar um plano estratégico para que suas ações chegassem aos que mais carentes.

“No início, confesso que levei um susto, devido a complexidade da estrutura administrativa e devido, também, os problemas que tinham dentro do município. Eram muitos. Aos poucos fui conhecendo a estrutura administrativa, trabalhando as ações mais urgentes, como saúde e educação, mas sem esquecer das demais áreas da gestão. Tracei um planejamento, cortei gastos e sanei a saúde financeira do município. Não atoa, em dezembro de 2022, paguei o 13º salário para todos os servidores, algo que não acontecia há mais de 10 anos em Alcântara. Tenho responsabilidade com o bem público e compromisso com a população de Alcântara”, relata o prefeito Nivaldo Araújo.

E como sempre teve responsabilidade com o bem público, Nivaldo Araújo sabe que ninguém administra sozinho e buscou orientações jurídica e contábil, colocando em ordem as contas públicas e outras questões que envolvem a máquina administrativa, que já se encontrava à beira do abismo.

A lua foi grande, bem maior que o cansaço e as pressões do cargo. Sabedor que um bom gestor precisa de ajuda de deputados e governo do Estado, Nivaldo buscou agenda muitas vezes com o governador Carlos Brandão e conseguiu reunir várias vezes com o Chefe do Executivo Estadual, levando as demandas reprimidas de Alcântara, que são muitas.

“Para mim, as relações políticas devem estar a serviço da população. É para isso que somos eleitos pelo povo. Somos servidores e estamos como prefeito para servir à população alcantarense. Somos pagos para trabalhar, não temos escala de serviço. As vezes trabalhamos dia e noite, final de semana, feriado. O gestor compromissado com seu povo, trabalha de domingo a domingo. As vezes almoçando ou jantando, estou resolvendo questoes da gestão. Se é para o povo, esqueço a fome e o cansaço”, descreveu Nivaldo Araújo.

Desde que assumiu a gestão em Alcântara, Nivaldo Araújo passou a buscar apoio e parcerias junto ao governador Carlos Brandão, a secretários de Estado, deputados federal e estadual. Aos poucos ele foi conseguindo viabilizar recursos para reformar escolas, melhorar a saúde pública e recuperar as estradas vicinais, priorizando as que estão em condições mais precárias. Atualmente as máquinas trabalham nas regiões das praias, deixando a população muito feliz e os opositores apreensivos.

DEPOIMENTOS DE PESSOAS QUEM MORAM NOS POVOADOS

Região das Praias

Seu Edgar Ramos Ribeiro, 70 anos, aposentado, é morador do povoado Peru onde nasceu, se criou e cresceu trabalhando desde os nove anos de idade. “Naquela época, criança não era proibida de trabalhar — disse ele. — Criança era educada para ser gente e ter responsabilidade desde cedo. Hoje, tudo mudou. Adolescentes não trabalham. Muitos nem estudam, e chegam à vida adulta com um instinto ruim, usando drogas, roubando e matando pessoas de bem”.

Ele foi muito receptivo à nossa reportagem, contou várias histórias interioranas, de maneira divertida, e finalizou dizendo que, apesar de não trabalhar mais de roça, está muito feliz por ver seus filhos e netos sendo beneficiados com as ações de desenvolvimento da prefeitura, em que, agora, é possível transportar seus produtos por meio de transportes motorizados e confortáveis. “Hoje, até ambulâncias podem entrar aqui nos povoados para buscar os doentes. Porque, dantes, a gente levava era na rede, com pau-de-carga sobre ombros humanos até à cidade”, lembrou ele, explicando que a produção agrícola era transportada por meio de animais.

Seu Edgar — que é pai de oito filhos (dois da primeira mulher e seis da segunda) e muitos netos — conta que a estrada que dá acesso ao Peru e a outros povoados, indo até às praias, só foi feita com a chegada do CLA (Centro de Lançamento de Alcântara). “Não está com muito tempo”, relembra.

Os povoados beneficiados nessa região são Peru, Canelatiua, Brito, Santa Maria, São João de Cortes, Ponta D’areia e Vista Alegre. Além da importância econômica, as estradas vicinais proporcionarão acesso às áreas rurais mais restritas e permitirão que a população exerça seu direito de ir e vir conseguindo, assim, desfrutar de serviços de saúde, educação, turismo, esporte, lazer e do comércio de centros urbanos, bem como possibilitarão a chegada de insumos aos centros produtivos e, também, a saída de produtos, principalmente da agricultura familiar. “Estou muito contente com essas melhorias que o atual prefeito está trazendo para a nossa região”, jubila-se seu Edgar.

Estrada de Iguaíba

Saindo da estrada que dá acesso à região das praias, nossa reportagem rumou para a estrada da região de Iguaíba. Ali, encontramos muitas máquinas trabalhando e, mais uma vez, moradores satisfeitos com as melhorias que estão chegando. Conversamos, desta vez, com o seu Antônio Manoel Rocha, 76 anos, aposentado. Ele também trabalhou desde criança na lavoura e na pesca. Se aposentou como pescador. Nasceu no Iguaíba Velho, como os moradores costumam chamar o antigo povoado, e, hoje, mora no povoado Novo Iguaíba, um pequeno lugarejo de 15 residências que fica próximo ao Iguaíba antigo, localizado à beira de um braço de mar, ligado ao Oceano Atlântico.

“Nasci e me criei aqui na região. Aqui é muito bom. Tem muito peixe. A terra é boa para plantar o que a gente quiser. Gosto muito deste lugar. Tem muita fartura, todo tipo de peixe”, disse seu Antônio. Ele conta que a estrada de Iguaíba era só um caminho e os moradores levavam muito tempo caminhando ou montados em lombo de animal para chegar a outros povoados ou mesmo até Alcântara. Até que chegou o porto do Cujupe e, com ele, um pouco de desenvolvimento. “Então pudemos melhorar um pouco mais a nossa vida. Passamos a pegar transporte no eixo de estrada que interliga Cujupe à MA-106”, ressalta.

Agora, com a estrada de Iguaíba em condições de trafegabilidade bem melhores, seu Antônio dá testemunho de que a vida da comunidade melhorou muito. “O prefeito Nivaldo Araújo tem credibilidade aqui em nossa região. Porque ele está sendo o único prefeito que olhou para nós”, disse seu Antônio, levantando o braço e apontando para as máquinas que estavam limpando a área onde vão ser construídos um poço artesiano e uma quadra poliesportiva, beneficiando todas as comunidades circunvizinhas. “A quadra foi uma promessa do vereador Joedson e que, agora, está se cumprindo”, ventilou.

Ele explica que, ao todo, nove comunidades estão sendo beneficiadas, sendo elas São Benedito, Curuçá, Bordão, Chã, Boa Vista, Remédios, Mangueiras, Nova Iguaíba e Iguaíba. “Isso, para nós, é uma satisfação muito grande”, finalizou.

O povoado Iguaíba fica no final da estrada, onde se tem, à beira do mar, uma vista belíssima. Lá conversamos com o pescador Almir José Silva Cavalcante, de 42 anos, que diz que é muito feliz como morador do lugarejo. “Aqui tem muita fartura. E é daqui que tiro o sustento para criar meus filhos. Vivo de pescaria e trabalho todos os dias”, diz ele.
Almir conta que, no braço de mar onde mora desde criança, tem de tudo. Peixe, camarão e outros tipos de marisco e se orgulha de, todos os dias, ter o que comer com a família. “Nem sempre a gente consegue pegar peixe para vender. Mas, para comer, tem todos os dias”, jubila-se.
O povoado, diz Almir, tem poucos moradores, “mas a vida por aqui é muito tranquila”. Ele afirma que está muito alegre com as benfeitorias que a prefeitura está levando para a sua região. “Esse prefeito que está aí agora tem olhado para nós. Espero que ele continue assim. Porque nunca tivemos ninguém que olhasse para a nossa região”, afirma ele.
Enquanto nossa reportagem conversava com os moradores de Iguaíba, o prefeito Nivaldo Araújo chegou acompanhado de Joacy Castro, secretário de Governo, e uma equipe da prefeitura. O prefeito demonstrou ser gente do povo, conversando com os moradores e com os trabalhadores, fazendo questão de pegar na mão de cada um e, como de praxe, elogiando os trabalhos realizados. “Faço uma avaliação muito positiva dos trabalhos que estão sendo realizados em Alcântara. Quero, inclusive, agradecer ao governo do Estado que tem feito uma parceria excelente com a gente”, pontuou ele.
Nivaldo enfatizou o avanço das obras e falou da satisfação de poder estar proporcionando alegria no coração das comunidades. “Nós, hoje, estamos aqui em Iguaíba, onde vai ser perfurado um poço, pelo governo do Estado, que, na verdade, era um sonho de décadas desta comunidade. As pessoas vinham pegando água no balde, da cacimba. E o governo do Estado teve a sensibilidade de ajudar as comunidades de Alcântara, em nossa gestão”, disse ele.
O prefeito explica que procurou conversar com o governador e com o secretário e, então, conseguiu dois poços. Um está sendo perfurado no povoado Santo Inácio, o qual, muito em breve, vai ser entregue. E o outro está sendo perfurado na comunidade de Iguaíba.
Afora isso, o governo municipal se sensibilizou, também, com as nove comunidades que compõem o trecho de Iguaíba e está fazendo a estrada que vai beneficiar os moradores que habitam na região. “São estradas boas, estradas dignas, com qualidade, respeitando sempre a vontade do povo. Porque o povo é soberano e foi ele que nos colocou na posição em que estamos e, por isso, a gente tem essa obrigação e responsabilidade de tratar o povo com trabalho e respeito. E, portanto, esta é uma resposta às expectativas das comunidades que acreditaram em nós”, destaca o prefeito.
Nivaldo informou, também, que vai entregar à comunidade de Iguaíba uma escola nova, totalmente recuperada. “Fizemos o muro e colocamos piso, porque os alunos precisam de um ambiente educacional com dignidade e conforto para estudar e ter uma aprendizagem de qualidade”, asseverou.
ALCÂNTARA EM RECONSTRUÇÃO

Hoje, de acordo com o gestor, o município está vivendo uma nova gestão. Uma gestão que tem pensado, principalmente, no bem-estar do povo e na sua qualidade de vida. “Tenho de agradecer, também, a parceria com os nossos amigos deputados que têm destinado emendas para o município de Alcântara, fazendo com que a gente tenha a possibilidade de fazer uma gestão muito mais respeitosa, na qual o povo sinta prazer por ter um prefeito quilombola, da terra e que, de fato, pensa no povo de Alcântara”, explicou Nivaldo, mencionando o fato de que os deputados Josimar de Maranhãozinho e Rubem Junior têm destinado emendas para o povo de Alcântara. “Esses dois deputados têm nos dado suporte para que se faça uma boa gestão”, relatou.

Ele lembra, ainda, que o governador Carlos Brandão tem se sensibilizado bastante com o município de Alcântara. Disse que, recentemente, teve uma reunião com Brandão em Pinheiro, ocasião em que ele declarou apoio ao prefeito Nivaldo Araújo, para que o prefeito continue avançando muito mais. Brandão confirmou, inclusive, que na entrega das estradas e das escolas estará presente para entregar, pessoalmente, as obras que, segundo Nivaldo, são importantíssimas para o município de Alcântara.

“Eu, particularmente, não estou olhando para questões políticas. Não estamos escolhendo comunidades para fazer ação. Ou seja, não vou fazer ação somente nas comunidades onde tenho maior número de eleitores. Trabalho para todos, começando por aquelas comunidades que sempre foram esquecidas, onde nunca feito nada. E, diante do que a gente faz, a comunidade vê que a gente está fazendo gestão com um olhar diferente. Meu foco está, efetivamente, na responsabilidade de fazer, independente de opção política”, esclarece.

Nivaldo diz que os povoados de Alcântara nunca tiveram estrada com esse perfil que está sendo feito. O governo do Estado está fazendo a estrada que liga a MA até São João de Cortes e, então, ele diz, “você pode ver que está ficando com um padrão de excelência. E, assim, a gente vai expandir os trabalhos, avançando conforme a possibilidade dos recursos”.

De acordo com o prefeito, as máquinas, agora, vão sair da região do Iguaíba e iniciar os trabalhos na região sul, onde vão ser beneficiadas comunidades como Raimundo Sú, Bituba, Proa, Portugal, Lisboa, “e vamos, também, iniciar na região de Peroba, pois a licitação já está finalizando”, explica ele.

Na agenda da prefeitura, também já está planejada a determinação de fazer estradas que ligam várias comunidades, dentre elas Samucanguaua, que, conforme Nivaldo, é uma comunidade sempre esquecida. “Mas já reformamos a escola de lá. Estamos entregando uma escola nova para a comunidade, e vamos fazer uma estrada para facilitar a vida dos moradores. E vamos fazer o que eles mais sonharam na vida, que é um bueiro. Porque ali sempre foi feita ponte de madeira, e, agora, a gente vai fazer um bueiro, para acabar com o sofrimento daquela comunidade”, destaca.

O prefeito Nivaldo Araújo tem consciência da importância que essas vias representam para as comunidades rurais, para os produtores e agricultores da região. Por isso, ele tem colocado a Secretaria de Infraestrutura, com todo o seu aparato de máquinas, para revitalizar e aparelhar as estradas dos povoados e agrovilas do município de Alcântara.

Nesse ritmo, a administração municipal tem atendido, com primazia, a população alcantarense, elencando ações extremamente importantes, como recuperação e construção de estradas, construção de poços e quadras poliesportivas bem como reformando e construindo escolas, unidades de saúde, trabalhando na limpeza e na iluminação públicas, dentre outras ações.

VISÃO DE QUEM SABE FAZER

Dessa forma, a prefeitura de Alcântara, na gestão Nivaldo Araújo, está em um ritmo intensivo de trabalho para a recuperação de mais de 800 quilômetros de estradas vicinais. A revitalização dessas vias é uma das metas da atual gestão municipal. As obras têm a aprovação dos moradores da zona rural, uma vez que, com estradas recuperadas, melhora a trafegabilidade, permitindo que a população campestre possa se deslocar para outras localidades com conforto e segurança. O escoamento da produção rural também sai ganhando, fato que, atrelado a outras políticas da administração pública, levará Alcântara ao desenvolvimento tão esperado pela população alcantarense.

“A gente está fazendo gestão para todo o município de Alcântara. Em todas as áreas: saúde, educação, assistência social, agricultura, esporte etc. A gente tem respeitado a população. Até porque, se nós estamos aqui, é graças a ela. E, assim, continuando a fazer gestão do jeito que estamos fazendo, com responsabilidade, a tendência, com a permissão de Deus, é a gente continuar por mais quatro anos”, ressalta o prefeito, esclarecendo que quer sempre trabalhar ao lado do povo, inclusive por aqueles que são da oposição. “E com relação a esse pessoal que está falando mal do prefeito Nivaldo, tenho uma palavra: me procurem para conversar, vamos trabalhar juntos pelo município. Deixa para fazer política partidária só no período das eleições. Agora não é hora. Agora é hora de trabalhar. Se você ama o povo, junte-se a quem está trabalhando realmente pelo povo”, conclama Nivaldo.

Fonte: Battista Soarez

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo