LEGISLATIVO

Octávio Soeiro solicita limpeza e drenagem de leito do Rio Paciência

A solicitação do parlamentar foi encaminhada à Prefeitura de São Luís

Preocupado com a despoluição e preservação do Rio Paciência, o vereador Octávio Soeiro (Podemos) apresentou proposta para ações de limpeza no leito deste rio. A proposição, apresentada na Câmara Municipal de São Luís, foi encaminhada aos órgãos de competência do município.

O parlamentar ressaltou a necessidade de intervenção imediata para limpeza do rio. “É preciso que seja efetivada uma ampla avaliação e execução de obras de drenagem no leito do Rio Paciência. Centenas de famílias que ali vivem estão à mercê de constantes inundações que causam enormes prejuízos e transtornos. Em muitos casos, até à perda de tudo que construíram ao longo de suas vidas. Uma situação que deve ser observada”, ressaltou Octávio Soeiro.

O trecho do rio indicado na proposta do vereador impactará em melhorias as comunidades dos bairros Jardim São Cristóvão I e II, principalmente, além de áreas no entorno que também sofrem com as cheias do rio.

O Rio Paciência era responsável pelo abastecimento de água de grande parte da cidade e pelo sustento das famílias de pescadores e agricultores. A paisagem mudou após a década de 70, com a criação de conjuntos habitacionais.

O acelerado processo de ocupação resultou no desmatamento da vegetação e, consequentemente, o assoreamento do canal, sendo este um dos principais fatores responsáveis pela degradação do leito do rio. As principais fontes de poluição são originadas da ocupação desordenada e o lançamento de resíduos domésticos.

A fim de contribuir para minimizar estes impactos, o vereador Octávio Soeiro elaborou a proposta e encaminhou à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), solicitando providências.

Por Ascom

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo protegido!!!