ARTIGO

Os desafios da segurança pública no Brasil

As novas perspectivas no papel da segurança pública brasileira

O papel da segurança brasileira é o de proteger o cidadão dentro dos espaços públicos, preservar o patrimonialismo público nacional, e garantir a proteção dos transeuntes nas ruas, avenidas e vias do Estado brasileiro.

Pensar sobre essa temática é resgatar o olhar para as perspectivas da ditadura militar no poder, mas também perceber as diversas facetas frágeis do sistema de proteção público brasileiro, dentre essas facetas a da fragilidade na segurança, as corrupções existentes dentro dessa configuração, como as milícias dentre outros papéis atuantes que divergem da principal função da segurança brasileira.

Essa fragilidade corresponde ao desvio de dinheiro público para qualificação dos profissionais que fazem a segurança, além de impossibilitar através desse desvio o seletivo de pessoal na área. Outra problematização encontra-se no número elevado de violência não mapeada e de casos violentos que não chegam até o conhecimento do sistema de segurança, e outros que saem do seu controle por ausência de procedimentos técnicos e qualificados do material humano existente.

Essas questões se enfrentam no resultado final da não solução desses casos que fogem do sistema público do Brasil. Um dos grandes desafios, é o de priorizar a proteção do cidadão diante de casos extremos e relevantes, o sistema precisa implantar de maneira holística a garantia de vida ao cidadão brasileiro, traçando metas a partir de casos e situações existentes no cotidiano brasileiro. Atentar o olhar também para a forma de trabalho do sistema militar europeu e americano, países que enfrentam acontecimentos cruéis e de grande complexidade.

O desafio maior desse enfrentamento, é harmonizar o campo militar humano  na qualificação tão somente para a integralidade de vida dos brasileiros, aplicando medidas mais punitivas para o efetivo militar que fugir da missão, colaborando com milícias e facções nacionais e regionais, isso precisa ser vislumbrado pelo Estado maior que é o Governo Federal Brasileiro. Dessa forma, os desafios se tornarão resolutivos e estratégicos quanto à ação prioritária da configuração de segurança pública do nosso país.

Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close