LEGISLATIVO

Paulo Victor prestigia enttrega de óculos de grau para 4 mil pessoas em São Luís

Iniciativa faz parte do programa “Cuidar dos Olhos” do Governo do Estado e entrega aconteceu no Ginásio Castelinho

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Paulo Victor (PSB), participou na manhã desta terça-feira, 02, da abertura de mais uma edição do programa “Cuidar dos Olhos”, do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A ação aconteceu no Ginásio Castelinho, beneficiando cerca de 6 mil pessoas com entrega de óculos de grau na capital maranhense.

Na ocasião, o chefe do Legislativo ludovicense destacou a importância da iniciativa que amplia acesso à saúde visual com entrega de óculos contando, inclusive, com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Duarte Jr (PSB).

“É um programa de grande impacto social, porque muita gente não tem condições de fazer uma consulta. Além do alto custo de consultas e exames na rede privada, as longas filas no atendimento de saúde pública são alguns dos obstáculos para que muitas pessoas recebam um tratamento adequado”, frisou o parlamentar em contato com a imprensa.

O governador Carlos Brandão afirmou, durante a entrega dos óculos, que a ação realizada nesta terça-feira não é apenas uma política de saúde, mas também de cidadania.

“Em nosso governo temos feito diversos mutirões oftalmológicos para garantir a saúde da população. Além das cirurgias de catarata e de pterígio, temos feito consultas para quem precisa de óculos e não tem condições de comprar. Sem esse item essencial a pessoa tem dificuldade para trabalhar, estudar e fazer suas atividades do dia a dia. Portanto, além de garantir a saúde da vista das pessoas, estamos devolvendo a dignidade de quem vive sem enxergar”, afirmou o governador.

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, ressaltou que os mutirões oftalmológicos realizados pelo Governo do Maranhão contribuem para a democratização do acesso do Sistema Único de Saúde no estado.

“Essa ação do Governo do Maranhão representa muito mais que o direito à saúde. Ela garante o bem-estar social dos maranhenses. Com a saúde da visão a pessoa tem acesso à educação e informações que podem transformar as suas realidades. O Governo do Maranhão tem mapeado as necessidades da população e criado programas que possam atendê-las. Por isso estamos aqui hoje entregando mais de 4 mil óculos”, disse o secretário.

Programa Cuidar dos olhos

Com o programa “Cuidar dos olhos”, o Governo do Maranhão vai realizar mutirões de consultas oftalmológicas, com entrega de óculos e cirurgias de catarata e pterígio. A meta é intensificar os mutirões de consultas oftalmológicas, com a entrega de óculos e realização de cirurgias de catarata e pterígio. A previsão é que mais de 50 mil pessoas sejam contempladas com novos óculos.

No Maranhão, de janeiro de 2022 a abril de 2024, foram realizadas mais de 30 mil cirurgias oftalmológicas. Já as ações de consultas, beneficiaram mais de 58 mil pessoas. Em Pinheiro, já foram entregues mais de 1.500 óculos; em Imperatriz, mais de 1.400; e em Bacabal, 2.500 óculos.

Só no último fim de semana, foram realizados mais de 13 mil atendimentos, entre consultas e entrega de óculos, que aconteceram em nove bairros de São Luís (Radional, Ponta D’areia, Cohab Anil, Vinhais, Anil, Turu, Sá Viana, Vila Sarney e Liberdade), além das cidades de Imperatriz, Bacabal e Pinheiro.

As ações oftalmológicas contam com apoio de emendas parlamentares de deputados estaduais e federais.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo