ALCÂNTARA

Pesquisa Prever mostra liderança absoluta de Nivaldo Araújo na disputa pela Prefeitura de Alcântara

Contratada pela Rádio e TV Difusora, a pesquisa entrevistou 318 pessoas entre os dias 16 e 18 de setembro na sede e zona rural de Alcântara

Um levantamento realizado pelo instituto Prever Pesquisas de Opinião, divulgado nesta sexta-feira (27), mostra o cenário pela corrida eleitoral para a prefeitura de Alcântara nas eleições municipais de 2024. A pesquisa foi contratada pela Rádio e TV Difusora e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número MA-00424/2024.

A pesquisa entrevistou 318 pessoas entre os dias 16 e 18 de setembro e tem intervalo de confiança de 95%. A margem de erro é de 5,4% para mais ou para menos. Os números mostram a grande aprovação do atual prefeito Nivaldo Araújo, que busca a reeleição e pode entrar para a história política do município como o primeiro prefeito do sexo masculino a se reeleger em Alcântara.

Cenário estimulado

No levantamento estimulado, quando o entrevistador apresenta os nomes dos candidatos aos entrevistados, o atual prefeito Nivaldo Araújo (PSB) aparece com 41,6% das intenções de voto, contra 33,4% do candidato Anderson Wilker (PCdoB). Diferença de mais de 8% à frente do segundo colocado.

Haroldo Júnior (Solidariedade) tem 3,8% da preferência do eleitorado alcantarense, enquanto Zezinho (Republicanos) soma 2,5%, seguido por Paulo César (PSDB), com 1,9% e Ramon Zapata (PSTU), com 1,3%. Além disso, os que não sabem em quem votar ou não responderam ao levantamento, somam 9,5%, enquanto 6% dos eleitores declararam votar branco ou nulo.

Expectativa de vitória

Em outro cenário, quando perguntado aos eleitores quem vencerá a eleição em Alcântara, o prefeito Nivaldo Araújo também aparece na liderança com 48,6%. Anderson Wilker soma apenas 28,4%, enquanto Zezinho tem 0,6% e Ramon Zapata e Haroldo Jr aparecem com 0,3%, cada um. Os eleitores que disseram que não sabem ou não responderam representam 21,8% dos entrevistados.

Rejeição

Em relação à rejeição, o levantamento do Instituto Prever mostra que Anderson lidera e aparece com rejeição popular de 20,5% dos entrevistados, enquanto o candidato a reeleição, Nivaldo Araújo soma apenas 14,8% de rejeição. Outros 12% disseram que não votariam de jeito nenhum em Paulo César, bem como 9,8% não votariam em Zezinho. Ramon Zapata aparece com 8,5% das rejeições dos eleitores, enquanto Haroldo Jr. tem a menor rejeição e soma 7,3%. Ademais, 4,7% responderam que não rejeitam ninguém e 22,4% não souberam ou não quiseram responder.

Avaliação da gestão de Lula

A pesquisa também trouxe perguntas sobre a avaliação da gestão do presidente Lula. Dos entrevistados, 76,3% aprovam a gestão dele, enquanto 18,3% dos eleitores desaprovam a administração do presidente Luís Inácio Lula da Silva. Apenas 5,4% não souberam ou não responderam.

Desde que o cenário eleitoral se desenrolou ainda antes da pré-campanha, população alcantarense percebeu que Nivaldo Araújo seria bem mais forte, diferente do que a oposição esperava. A prova de tudo isso foram as adesões espontâneas que o grupo comandado por Nivaldo Araújo passou a receber. Ainda hoje as adesões continuam aterrizando em massa aeroporto do 40.

Por Difusora News

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo