MEIO AMBIENTE

Plantação de mudas embeleza São Luís

Mais de 50 mudas foram plantadas na Lagoa da Jansen por meio da Blitz do Turismo.

Arborizar uma cidade que tem status de histórica e turística é um dever de qualquer gestão pública, mas é obrigação da população preservar. A Blitz do Turismo, implantada há pouco mais de um ano pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo, amplia o serviço com plantação de mudas pela capital maranhense. Já na semana passada, a equipe concluiu os trabalhos na Lagoa da Jansen com a plantação de aproximadamente 50 mudas, e segue com as ações para o Memorial Bandeira Tribuzi, Forte Santo Antônio e Concha Acústica.

O Museu Histórico e Artístico do Maranhão fará a doação de 100 mudas para a próxima plantação pela cidade. A ideia é que as mudas de caju, amêndoas, maracujá, manga e coco tornem a capital ainda mais arborizada e agradável. “A Blitz realiza esse trabalho de plantação de mudas desde o início do projeto. Agora intensificamos essa ação junto a todas as outras que já fazemos como capina, roçagem, reparos e limpeza de diversos pontos da cidade, por entendermos a importância ambiental e paisagística que essa ação tem”, destacou o coordenador da Blitz do Turismo, José Muniz Júnior.

Em um ano e um mês de trabalho da Blitz do Turismo, mais de 160 quilômetros de ruas e avenidas (acessos a pontos turísticos) foram limpos e cuidados todo mês, com cerca de 60 pontos de atratividade de turismo atendidos, abrangendo a geração de emprego e renda com estímulo ao comércio local.

No mês de maio, as ações da Blitz do Turismo foram ampliadas para Barreirinhas. O projeto já está promovendo atividades de limpeza e conservação de pontos turísticos e espaços públicos do município. Com o projeto, o Governo criou vários postos de trabalho, sendo 20 diretamente.

“Devido ao grande sucesso da Blitz em São Luís, o projeto foi ampliado para Barreirinhas, já estamos instalados. Além disso, trabalhamos com fatores sociais importantes, nós apoiamos as escolas estaduais e praças esportivas. Temos esse papel de cuidar do turismo e também do cidadão com escolas limpas, bem tratadas, assim como as praças esportivas”, concluiu o coordenador da Blitz do Turismo, José Muniz Júnior.

Blitz do Turismo

Elevar o potencial cultural e turístico no Maranhão por meio da manutenção e reparação dos patrimônios públicos do Estado é o objetivo da Blitz do Turismo. Atualmente são 56 profissionais que compõem as equipes que desempenham serviços civis, como limpeza e remoção de resíduos ou rejeitos, além dos reparos estruturais nos pontos turísticos e culturais.

A Blitz do Turismo atua na recuperação dos danos encontrados nos calçamentos e acessos aos pontos turísticos. Todo o plano visa garantir que as estruturas estejam sempre prontas para receber o turista e o maranhense da melhor forma.

Só precisa mostrar os locais onde estão sendo feito os serviços para que a população tenha conhecimento. Não basta falar, é preciso mostrar. A população precisa está envolvida e contribuir com a preservação dos locais.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo