ALCÂNTARA

Prefeitura de Alcântara recebe mais de 5 mil doses de vacina bivalente contra Covid-19

O imunizante será destinado a aplicação de Quilombolas na primeira fase da campanha vacinal

A prefeitura de Alcântara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu na última quinta-feira (23),  5.346 doses da vacina bivalente contra Covid-19 que serão aplicadas esta primeira fase da campanha vacinal aos quilombolas alcantarenses.

Os imunizantes bivalente Pfizer foram elaborados para oferecer proteção extra contra a cepa originária da Covid-19 e da variante Ômicron e suas subvariantes, segundo o Ministério da Saúde. Isso significa que a vacina tem a capacidade de imunizar mais de uma versão de vírus de uma só vez.

Para a rápida distribuição dos insumos, a SES conta com a parceria do Centro Tático Aéreo (CTA), que fez o transporte das vacinas com o uso de helicóptero e da Polícia Militar, responsável pela segurança no deslocamento até a cidade de Alcântara.

FIQUE LIGADO NA VACINAÇÃO

Conforme o cronograma do Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 deveria começar neste dia 27 de fevereiro em todo o país, mas depende da estratégia e planejamento de cada município. Inicialmente, a imunização com as vacinas bivalentes será dividida em quatro fases para pessoas que possuem maior risco de desenvolver formas graves da doença.

Na primeira fase de imunização, os grupos serão vacinados na seguinte ordem: pessoas com 70 anos ou mais, moradores de instituições de longa permanência (ILP), imunocomprometidas, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. Na segunda fase, serão vacinadas pessoas de 60 a 69 anos; na terceira, gestantes e puérperas; e na quarta, os profissionais da saúde.

É importante ressaltar que a vacina bivalente é destinada às pessoas que tenham completado, ao menos, o esquema básico contra a Covid-19, ou seja, primeira e segunda dose. O intervalo de tempo entre a bivalente e qualquer uma das outras doses deve ser de no mínimo quatro meses.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo