Prefeitura de Bequimão e Hemomar realizam coleta de sangue
Aproximadamente 70 pessoas disponibilizaram seu tempo para doar sangue nesta quinta (24)
Aproximadamente 70 pessoas se dispuseram a doar sangue em coleta realizada nesta quinta-feira (24), no Centro de Saúde Santo Antônio, em Bequimão. Foram coletadas, no município, 36 bolsas de sangue entre 8h e 17h. A campanha acontece a cada quatro meses e é uma iniciativa da Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com o Hemonúcleo de Pinheiro.
Nesta edição, a equipe do banco de sangue regional se dividiu em pelo menos quatro setores: recepção, pré-triagem, triagem e sala de doação. Entre os profissionais deslocados pelo Hemonúcleo de Pinheiro para Bequimão estavam motorista, recepcionista, assistente social, enfermeira, técnicas de enfermagem e um técnico laboratorial, totalizando 12 pessoas.
Ao chegarem ao Centro de Saúde Santo Antônio, os voluntários eram acolhidos pela recepcionista e por uma assistente social, responsáveis pelo cadastro de doação. Nessa etapa, os candidatos apresentavam documento oficial de identificação com foto, além de informações de contato, como forma de garantir a comunicação com o Hemonúcleo.
Finalizado o cadastro, os voluntários foram encaminhados para a sala de pré-triagem, onde passaram por exames de verificação da pressão arterial, temperatura, dosagem de hemoglobina e verificação de peso. Na triagem clínica, passaram por uma entrevista minuciosa sobre o estado de saúde, para comprovar se, de fato, estavam aptos a doar sangue.
Caso a doação pudesse ser feita, os doadores eram levados até a sala de coleta, onde as técnicas de enfermagem realizavam a limpeza do braço na região da punção. O material utilizado em cada processo era esterilizado e, depois do uso, descartado, não apresentando nenhum risco para o doador. Além de segura, a coleta de sangue é rápida, durando, em média, 15 minutos por pessoa.
A diretora do Hemonúcleo de Pinheiro, Ana Paula Froes, destacou que o objetivo é tornar a coleta cada vez mais acessível para as pessoas que desejam praticar o ato de solidariedade. “Atendemos, hoje, 42 municípios. Em vez de o doador se deslocar até Pinheiro, levamos esse atendimento aos demais municípios da região, a fim de facilitar a captação. Com a iniciativa, beneficiamos não só o doador, mas também os pacientes que precisam desse sangue, com a grande probabilidade de aumento do nosso estoque”, ressaltou a diretora.
Esta é quarta vez que a equipe do Hemonúcleo de Pinheiro vem a Bequimão. Na primeira campanha, 30 pessoas passaram pela triagem e 23 bolsas foram coletadas; na segunda, 40 pessoas se voluntariaram e 26 bolsas foram coletadas; enquanto a terceira contou com a sensibilidade de, aproximadamente, 40 pessoas e disponibilizou 28 bolsas ao banco de sangue.
O secretário municipal de Saúde, Sidney Bouéres, informou que a Semus vai intensificar as ações de sensibilização da população bequimãoense, visto que o número de voluntários quase dobrou neste ano. “Com muito esforço e dedicação, conseguimos mobilizar mais uma campanha de doação de sangue em nosso município. Ainda há resistência muito grande por parte das pessoas e uma série de ideias a ser desmistificada no que diz respeito ao processo de doação. Porém, mesmo com as dificuldades, conseguimos mobilizar um bom número de voluntários dispostos a participar desse importante ato de solidariedade. Agradecemos imensamente quem demonstrou amor ao próximo e disponibilizou um pedacinho de si para salvar outras vidas”, afirmou o secretário de Saúde de Bequimão.
Por Foto: Divulgação / Prefeitura de Bequimão