PROFESSORES

Prefeitura de Bequimão realiza Jornada Pedagógica para professores

A secretaria municipal de Educação anunciou reforço do Programa Saúde na Escola

A Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Tecnologia e Inovação (SEMETI), deu início nesta segunda-feira (8) à Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Ensino, na Escola Protázia Rodrigues, no Barroso. O evento tem o objetivo de promover a integração e formação continuada dos professores e gestores de escolas municipais, em consonância com as diretrizes e demandas da Educação Básica. A Jornada Pedagógica também contou com a participação da equipe multidisciplinar do Programa Saúde na Escola (PSE), que promoveu dinâmicas junto aos profissionais da educação. A proposta do prefeito João Martins é que saúde e educação trabalhem em conjunto, para tornar o ambiente escolar mais seguro durante a pandemia do novo coronavírus no município.

Nesta edição, a conferência com os profissionais de educação terá duração de três semanas, encerrando somente no dia 26 de fevereiro. A ampliação da programação foi necessária, para que todos os docentes, gestores e auxiliares dos Núcleos Escolares de Bequimão sejam alcançados pelas práticas educacionais que vão nortear o período letivo. Tudo isso sem qualquer prejuízo à saúde destes servidores, uma vez que está sendo feito o controle rigoroso das medidas sanitárias e não há aglomeração de participantes, em virtude da descentralização da Jornada Pedagógica.

O ano atípico também trouxe para a jornada educacional os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que compõem o Programa Saúde na Escola (PSE). A presença da equipe multidisciplinar foi solicitada pelo secretário municipal de Educação, Tecnologia e Inovação, professor Zeca, à Semus (Secretaria Municipal de Saúde). O trabalho colaborativo entre os dois setores da administração municipal será intensificado durante a pandemia, mas também deve se consolidar como uma ação mais permanente. Há por parte do Poder Público o entendimento de que o momento requer um extenso planejamento, para que se faça um retorno seguro às aulas, quando for possível, tanto para estudantes e professores quanto para agentes administrativos e auxiliares operacionais de serviços diversos (AOSD’s).

Por isso, além de retratar o cenário da Covid-19 no município, o PSE, coordenado pela enfermeira Cláudia Costa, repassou dicas importantes de prevenção ao coronavírus no ambiente escolar. A equipe multidisciplinar do NASF também ofereceu suporte psicológico, nutricional e de terapia ocupacional a todos os participantes da Jornada Pedagógica. O PSE é uma política intersetorial entre os Ministérios da Saúde e da Educação, na perspectiva da atenção integral (prevenção, promoção, atenção e formação) à saúde de crianças, adolescentes, jovens e adultos do ensino público.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo