BEQUIMÃO

Prefeitura de Bequimão realiza o projeto Menina Consciente

A ação aconteceu na Comunidade de Barroso, zona rural do município de Bequimão

No último dia 08 de Agosto, a Prefeitura de Bequimão, através das Secretarias de Educação e Assistência Social, executou o projeto Menina Consciente, ação desenvolvida pelo CREAS que tem por objetivo discutir os Direitos Sexuais e Reprodutivos dos adolescentes.

As discussões ganham reforço do Unicef por meio do rol de atividades descritas no plano do Selo Unicef a serem executadas pelo Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (JUVA).

Dentre os direitos sexuais, o psicólogo Wanderson Farias Privado, técnico de referência do CREAS, destacou as violações mais recorrentes, como abuso e assédio sexual. O psicólogo delineou com o auditório lotado os canais de denúncia, a tipificação das violências, a gravidez na adolescência como problema de saúde pública e diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A violência sexual praticada contra a criança e o adolescente envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social, de geração e de condições econômicas. Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais tanto pessoas e/ou redes utilizam crianças e adolescentes para satisfazerem seus desejos e fantasias sexuais.

Casos de violência contra a criança e adolescentes podem ser denunciados diretamente no Conselho Tutelar ou pelo Disque 100 (ligação gratuita).

O CREAS de Bequimão realiza diversas ações e palestras em parceria com a Secretaria de Educação. Para solicitar visitas em escolas ou intervenções psicossociais basta se dirigir a sede do órgão, localizada na Rua Vitorino Freire, s/n, Centro da cidade.

Esteve representando a Secretaria de Educação, a gestora da Escola Protázia Rodrigues Soares, de Barroso, a professora Geruza, que organizou o espaço e mobilizou professores e alunos.

Por Wanderson Farias Privado

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo