ALCÂNTARA

Prefeitura e IFMA elaboram inventário turístico de Alcântara-MA

O projeto do IFMA entregou Inventário Turístico de Alcântara à gestao municipal

O município de Alcântara ganhou um inventário com as principais informações turísticas da cidade histórica. O documento foi elaborado por professores e alunos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), por meio de um projeto desenvolvido pelo Eixo Tecnológico Turismo, Hospitalidade e Lazer em parceria com a Prefeitura Municipal. A entrega do documento foi realizada no último dia 26 de fevereiro, no Auditório do IFMA Campus Alcântara, para a Prefeitura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O Inventário Turístico de Alcântara é composto por 154 páginas que reúnem um conjunto de informações sobre a cidade, apresentando dados gerais referentes a infraestrutura e registro dos atrativos culturais, serviços, produtos e equipamentos turísticos locais. Alcântara tem 370 anos e é reconhecida pelo seu potencial e vocação para o turismo, com tradição religiosa e arquitetura colonial.

O inventário foi entregue pelo diretor-geral do Campus Alcântara, Edalton dos Reis Silva, para o prefeito Anderson Wilker Abreu Araújo.

“Com este inventário, o IFMA reafirma seu compromisso institucional com a comunidade de maneira a contribuir para desenvolvimento local”, destacou Edalton dos Reis Silva, que também parabenizou o trabalho da equipe envolvida na produção do documento.

Já o prefeito de Alcântara, Anderson Wilker falou sobre sua satisfação em receber o Inventário Turístico. “Agradeço ao IFMA pela parceria e principalmente pelo desenvolvimento deste trabalho e afirmo o meu desejo de dar continuidade às parcerias”, disse o gestor municipal.

Para a secretária municipal de Cultura e Turismo de Alcântara, Marcelina Serrão, o documento vai melhorar e fomentar ainda mais o turismo na cidade histórica. “Precisávamos desse inventário e graças a parceria entre a prefeitura de Alcântara e o IFMA na construção de um inventário turístico, que ajudará muito no desenvolvimento da cidade”, disse.

Participaram da elaboração do projeto uma equipe técnica composta pelas professoras Luciana Castro, Danielle Rocha, Ana Jéssica Corrêa, Luísa Cutrim e Vanda Freira. O trabalho teve ainda a cooperação técnica da Secretaria de Cultura e Turismo do município e a contribuição de alunos, empreendedores locais e instituições culturais.

Segundo os elaboradores do documento, um inventário turístico costuma ser a primeira etapa de elaboração de um plano de desenvolvimento turístico. “É um importante instrumento de apoio ao turismo para fins de planejamento, gestão e promoção da atividade turística, possibilitando a elaboração de Políticas Públicas de Turismo e do Turismo Sustentável” disse a coordenadora do Curso de Turismo do campus, Luciana Luísa Chaves Castro.

A cerimônia de entrega do inventário foi momento ainda de acolhida dos alunos da nova turma do Curso Superior de Gestão de Turismo do campus. Eles tiveram uma aula inaugural com a palestra do ex-secretário de Educação e Cultura de Alcântara, Carlos Orleans, autor do livro: “Alcântara, terra da gente”.

O evento também teve a participação da secretária municipal de Cultura, Marcelina Serrão, de alunos dos cursos Guia de Turismo e de Administração, da Câmara de Vereadores, da Secretaria de Estado da Cultura (SECMA), museus e casas de cultura da cidade, empreendedores locais, líderes comunitários e comunidade local.

Com informações do IFMA Campus Alcântara

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close