CULTURA

Radialista Helena Leite morre aos 67 anos de idade

O ícone da cultura no rádio maranhense morreu nas primeiras horas deste sábado (30)

Morreu nas primeiras horas deste sábado (30), a radialista cultural, Helena Leite. A informação foi divulgada pelo seu filho Ronnie Leite, através da rede social Facebook. De acordo com informações de amigos, a boeira passou mal no final da noite desta sexta-feira (29), ainda foi levada pra UPA no vinhais, mas faleceu. Ela estava com a saúde debilitada, chegando a realizar semanalmente sessões de hemodiálise.

Helena Leite era natural da cidade de Viana e tinha 67 anos de idade, os quais foram completados na última terça-feira, 26 de março. A radialista cultural chegou a ser vice presidente do Moto Club na chapa em que Vera Baldez foi eleita presidente.

Militante da cultura popular, atualmente presidia o Boi da Pindoba de Paço do Lumiar. Disputou em 2018, a eleição de deputada estadual pelo PRTB.

Voz polêmica e muito respeitada, Helena era apaixonada pelo Bumba-Meu-Boi, em especial pelo Boi da Pindoba e pelo Carnaval e marcou história várias transmissões ao vivo do desfile da passarela do Anel Viário. Na foto, a sua última cobertura de Carnaval, no dia 4 de março deste ano pela Rádio Educadora. ao lado de feras como Marcos Vinícius e Jonas Mendes.

Teve passagens por diversas emissoras de rádios de São Luís, entre elas Capital, Rádio Educadora e Difusora AM, inclusive esta foi sua última casa, onde apresentou o programa Canta Maranhão ao lado dos radialistas Joel Jacinto, Jonas Mendes, Sérgio Viana e Juarez Sousa. Deixou de atuar, após a migração da rádio para a Frequência Modulada (FM).

Helena Leite, chegou a anunciar ainda em 2018, um programa na rádio Mirante AM, porém em um caso polêmico, a sua voz nunca ecoou pela frequência 600 KHZ. A história de Helena se confunde com a história da nossa cultura. Desde 1966 no rádio, Helena fazia ecoar mais alto o som da cultura maranhense.

O vereador Astro de Ogum já emitiu nota de pesar e disse que Helena Leite deixa um importante legado para a cultura popular maranhense.

O corpo de Helena Leite será velado no Parque Folclórico da Vila Palmeira.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close