BEQUIMÃO-MA

Se estivesse vivo, Tonho Martins completaria 85 anos neste sábado, dia 8 de novembro

Ex-prefeito, ex-vereador, ex-delegado e um dos homens mais gentis da história política de Bequimão-MA.

O município de Bequimão ainda sente a ausência de Antônio dos Santos Martins, o querido Tonho Martins, ex-prefeito, ex-vereador, ex-delegado e uma das personalidades mais gentis e admiradas nascidas em solo bequimãoense. Pacificador, cordial e profundamente humano, ele fez de sua vida um instrumento de trabalho e solidariedade voltado ao bem da população. Falecido em 16 de fevereiro deste ano, após lutar bravamente contra um câncer, o “Gentil Tonho Martins” completaria 85 anos de idade neste sábado, 8 de novembro.

Nascido em 8 de novembro de 1940, o legado de Tonho Martins se confunde com a própria história e com o desenvolvimento de Bequimão. Ao longo de mais de oito décadas, deixou marcas e legado no patrimônio cultural, artístico, político e estrutural do município, localizado no Litoral Ocidental Maranhense.

Carinhosamente chamado de Tonho Martins por amigos e familiares, era casado com a servidora estadual aposentada Maria da Conceição Lemos Martins. Pai de 11 filhos, avô de 15 netos e bisavô de dois bisnetos, construiu uma trajetória pública pautada na honestidade, no amor à sua terra e na dedicação ao serviço público.

Irmão do inesquecível líder político Juca Martins, Tonho também trilhou uma respeitável carreira na vida pública. Foi prefeito de Bequimão entre 1973 e 1976, vereador por três mandatos — o último de 2005 a 2008 — e presidente da Câmara Municipal, tendo todas as suas contas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), prova de sua responsabilidade e compromisso com a gestão transparente.

Durante as últimas administrações municipais, exerceu papéis importantes, como secretário nas gestões de João Martins e nas duas primeiras gestões de Zé Martins. Até seus últimos dias, integrava a equipe da atual gestão como secretário municipal de Infraestrutura, sempre com a mesma disposição e amor pelo trabalho. Era amado e respeitado pelos bequimãoenses, inclusive por adversários políticos, pela sua postura ética e conciliadora.

Além da vida pública, Tonho Martins foi grande incentivador da cultura local. Foi um dos fundadores do Bumba-meu-boi Estrela de Bequimão, o grupo cultural mais antigo e tradicional do município, responsável por preservar e difundir uma das expressões mais importantes da cultura popular maranhense. Sua contribuição cultural permanece viva na memória afetiva de várias gerações.

De temperamento simples, gentil e reservado, Tonho conquistou a admiração não apenas da família, mas de toda a comunidade. Foi também delegado, cargo no qual reafirmou seu compromisso com a ordem e a justiça. No esporte, teve papel fundamental no fortalecimento do futebol local, sendo presidente de honra do Bequimão Atlético Clube (BAC).

Figura extremamente popular, Tonho Martins conhecia cada rua, cada povoado e cada morador de Bequimão pelo nome. Era, acima de tudo, uma presença marcante na política, na cultura e no esporte bequimãoense — um homem cuja generosidade e espírito público permanecem como exemplo.

O prefeito Zé Martins, seu sobrinho, prestou homenagem nas redes sociais pelo aniversário simbólico do tio: “Hoje seria aniversário de 85 anos de tio Tonho. A saudade é constante, mas mantemos viva a memória de tantos ensinamentos e de sua dedicação ao nosso município de Bequimão. Nosso incansável guerreiro sempre estará em nossos corações”, declarou o prefeito.

Neto Martins, suplente de vereador e um de seus netos, também se manifestou nas redes sociais. Hoje o coração aperta. Seriam 85 anos de vida do meu querido avô Tonho Martins, um homem que deixou uma história linda e inesquecível em cada canto da nossa terra e no coração de quem o conheceu. Tonho Martins foi muito mais que um nome — foi prefeito, vereador, presidente da Câmara, delegado, presidente da Liga Esportiva e de Escola de Samba. Um verdadeiro exemplo de liderança, dedicação, Cultura e amor pelo povo. Mas acima de tudo isso, foi o que mais importa: um homem bom: Um pai, avô, irmão e tio exemplar, que espalhava humildade, humanidade e carinho por onde passava. Eu tive o privilégio de chamá-lo de Pai, e carrego comigo um orgulho imenso e uma saudade que nunca vai passar.  Seu exemplo continua vivo em mim — na forma de ver a vida, de tratar as pessoas e de valorizar o que realmente importa. Hoje, o céu celebra mais um aniversário seu, e por aqui ficam as lembranças, o amor e a gratidão.  O senhor segue vivo em cada história, em cada gesto e em cada coração que tocou.  Parabéns, meu eterno avô Tonho Martins. Seu legado jamais será esquecido”, escreveu Neto Martins.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo