COLUNA JF

Senar promove formatura do Jovem Aprendiz

Para capacitar ainda mais pessoas o Senar abriu novas turmas do Jovem Aprendiz em Balsas-MA

O Senar Maranhão realizou, na última segunda-feira (18), no Sindicato dos Produtores Rurais da cidade de Balsas (Sindibalsas), a certificação dos cursos de Auxiliar Administrativo e Financeiro de Empresas Rurais e Trabalhador na Avicultura, ambos do programa Jovem Aprendiz, polo Balsas.

Nesta turma 25 jovens receberam o certificado de conclusão do curso de Auxiliar Administrativo e Financeiro. Realizado através da parceria do Senar, Sindbalsas e SLC Agrícola, a capacitação teve duração de 960 horas/aula. O curso de Trabalhador na Avicultura, cuja carga horária foi de 800 horas/aula, finalizou-se com 14 formandos em parceria com a Notaro Alimentos.

Na ocasião, foram abertas duas novas turmas dos mesmos cursos e com as mesmas parcerias. 25 alunos serão capacitados para atenderem em escritórios através do curso de auxiliar; 13 jovens farão a capacitação na área da avicultura, na qual recebem informações a respeito do manejo sanitário, alimentação, controle e comercialização de aves.

Coordenadora da área de promoção social do SENAR, Iolanda Gomes de Oliveira Batista, disse que o programa de aprendizagem para jovens é uma determinação do Governo Federal. “O Sindibalsas, representante oficial do Senar no município, trabalha para atender a demanda da lei, dá aos jovens a oportunidade de estar aprendendo, fazendo um curso que tem na sua grade tanto a teoria, realizada na sede do sindicato, como um estágio prático, feito nas empresas parceiras. O contrato de menor aprendiz tem duração de um ano e boa parte dos jovens são aproveitados e contratados pelas próprias empresas, visto que são treinados dentro das atividades das mesmas”.

Luís Figueiredo, superintendente do Senar no Maranhão, destacou que as aulas acontecem no horário comercial durante meio expediente de segunda a sexta. “O curso é dividido em módulos dentro do cronograma pré-estabelecido e, no final, acontece a parte prática em que o jovem aprendiz vai exercitar o que aprendeu em sala de aula dentro da empresa na qual ele foi escolhido. Essa seleção é feita pela própria empresa. Dependendo do seu desempenho, o jovem já pode ser contratado. É um leque de oportunidade para ele ter o seu emprego”.

A partir do primeiro mês de aula, o jovem aprendiz já começa a receber o valor referente ao seu curso, dependendo do número de horas trabalhadas e do capacitação que faz.

“O curso de menor aprendiz é uma grande oportunidade para os jovens de Balsas e do sul do Maranhão. Todos os anos as turmas são realizadas. O jovem que não teve acesso às turmas deste ano deve se preparar para entrar nas próximas que vão abrir. É importante estar atento às empresas que irão selecionar para não perder os prazos. Você só é recompensado por um trabalho que correu atrás. Não adianta ficar pedindo a Deus o tempo todo para lhe ajudar se você não cumpre sua parte. É preciso estar antenado com as informações para participar dos seletivos”, concluiu Figueiredo.

O presidente do SindiBalsas, Luís Carlos Schwingel, ressaltou que o sindicato representa os produtores rurais da região e hoje conta com uma boa estrutura física de equipamentos que possibilitam oferecer os cursos e dá suporte ao Senar.

“O jovem aprendiz é uma obrigação das empresas estabelecida por uma lei que traz muitos benefícios. É interessante que o jovem se dedique desde o início, entendendo que há um contrato de trabalho, que tem que cumprir as regras, horários, se esforçar, obter as melhores notas para ter o certificado, que é o documento que comprova que ele fez a sua capacitação. É muito importante que cada jovem selecionado saiba dessas responsabilidades. Ninguém está aqui para brincar, mas para aprender e trabalhar. Quanto mais cedo o jovem se interessar, será melhor para ele ter acesso ao mercado de trabalho. São oportunidades que estão disponíveis para todos”.

Por Emanuel Lemos (Diário Sul Maranhense)

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo