CULTURA

Tambores vão ecoar na terra de Gonçalves Dias

A festa junina que envolve a cultura popular do Maranhão começa a partir deste sábado (2)

A cidade de São Luís, no Maranhão, espera receber milhares de pessoas durante as festas juninas. Entre os ritmos típicos do período junino, a capital maranhense vai apresentar diversas manifestações populares da sua cultura para os visitantes.

Durante as festas, os turistas poderão conferir apresentações de bumba meu boi, tambor de crioula, cacuriá, dança do coco, bambaê de caixa, dança do lelê, dança portuguesa, do boiadeiro e as quadrilhas juninas.

O bumba meu boi domina: são mais de 500 grupos em atuação na cidade com indumentárias, instrumentos e ritmos característicos. Em maio, começam os ensaios dos “bois”, manifestação tombada como Patrimônio Imaterial Brasileiro, e as apresentações que se estendem até o mês de julho nos diversos arraiais da ilha. O ponto alto é o batismo do boi, que ocorre na passagem do dia 01 para 24 de junho, dia de São João.
A confecção de instrumentos e indumentárias – repletos de penas de ema, fitas, bordados com miçangas, paetês e vidrilhos – é ofício que se aprende como alternativa de vida.

Atualmente, 120 integrantes compõem um dos grupos mais tradicionais do sotaque de orquestra, o Boi de Axixá, que no próximo ano completa 60 anos de história. “ No mês de junho os tambores encoam na terra da encantaria, e o boi de Axixá, juntamente com o nosso grupo fazemos uma festa linda em todos os arraias que participamos”, afirma Leila Naiva, comandante do grupo.

Festejos marcados por homenagens a santos

O Maranhão é o único estado brasileiro que comemora quatro santos católicos durante o mês de junho – São João, Santo Antônio, São Pedro e São Marçal. Esta particularidade, que influencia as festas populares do período junino distribui homenagens que são realizadas durante todo o mês. Conheça mais sobre os Santos do São João do Maranhão.
O dia de Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro é comemorado no dia 13 de junho, onde as igrejas costumam distribuir os tradicionais pãezinhos de Santo Antônio. Porém, ao invés de comê-lo, o pão deve ser guardado para garantir fartura de comida durante o ano.

O São João é o grande santo dos festejos juninos, comemorado no dia 24 de junho, aniversário de São João Batista, o santo festeiro. Reza a lenda que nesse dia o santo prefere dormir o dia todo para não ver as fogueiras na Terra e ficar com vontade de descer e comemorar. Nesse dia as pessoas costumam soltar fogos de artifício para tentar acordar o santo.
O dia de São Pedro, o santo protetor dos pescadores, comemorado no dia 29 de junho, começa com os grupos de Bumba Meu Boi se aglomerando no largo em frente à capela de São Pedro, na Madre Deus. É nesse dia que se rouba o mastro de São João. São Pedro é o guardião das portas do céu e responsável por fazer chover na Terra e proteger pescadores e viúvas.

No dia 30 de junho é comemorado o dia de São Marçal, e encerra oficialmente os festejos juninos, marcado pelo grande Encontro dos Batalhões de Bumba-Meu-Boi no bairro do João Paulo, com início desde as 6h da manhã, se estendendo até a madrugada do dia 1° de julho. A festa de São Marçal surgiu a partir da proibição aos grupos de Bumba-Meu-Boi de seguirem para a área do Centro da cidade, sob pretexto de manutenção da segurança, ordem e tranquilidade. A polícia não permitia que os brincantes passassem do areal do João Paulo. Lá mesmo, eles se encontravam e desde então o encontro dos grupos de bumba-boi foi se consolidando a cada ano e se expandiu, tomando proporções gigantescas.

Para além destes, há também a comemoração de São Benedito, o santo negro, que é entoado nas manifestações de Tambor de Crioula. As letras das toadas do Tambor de Crioula são uma forma de afirmar a crença em São Benedito, cuja devoção é inspirada, principalmente, pela identificação com a cor da pele do Santo pelos brincantes, na sua maioria afrodescendentes.

Texto: Davi Max

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close