BEQUIMÃO

Yasmim Vitória é a bebê prefeita da VII Semana do Bebê Quilombola

Yasmim é o sétimo (a) bebê prefeito (a) do projeto Semana do Bebê Quilombola em Bequimão-MA

A bebê prefeita da sétima edição da Semana do Bebê Quilombola de Bequimão nasceu na quarta-feira (27), por volta das 21h47. Yasmim Vitória pesa 2,74 Kg e veio ao mundo em parto normal, realizado pela equipe do Hospital Municipal Lídia Martins.

Todos os anos, a primeira criança das comunidades remanescentes de quilombos que nasce após a abertura da Semana do Bebê Quilombola recebe o título de “Bebê Prefeita”. Yasmim foi diplomada no encerramento do evento, na tarde deste sábado (30), na Praça Santo Antônio, no Centro do Município.

Para receber a assistência ao longo de todas as fases do crescimento, Yasmim não precisou ser apenas a primeira a nascer na Semana do Bebê Quilombola. A mãe dela, Noêmia Almeida, teve que preencher requisitos como o pré-natal completo, que inclui todos os procedimentos a que a gestante deve se submeter para que ela e o bebê cheguem ao momento do parto com saúde e segurança.

Além disso, Noêmia deu preferência pelo parto normal, que apresenta vantagens sobre a cesariana, no que se refere a recuperação rápida e a dispensa de procedimentos invasivos. Com a condição, a Prefeitura de Bequimão diminui em até 120 vezes a probabilidade de problemas respiratórios em recém-nascidos e reduz em até três vezes o risco de morte entre gestantes.

Cumpridas as exigências de escolha do Bebê Prefeito, a gestão do prefeito Zé Martins proporcionará a Yasmim Vitória assistência médica, psicológica e nutricional integrais, além de doar cestas básicas e kits de cuidado com o bebê durante um ano. Os benefícios foram assegurados pelo secretário de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Rodrigo Martins, nesta sexta-feira (29), em visita à casa da recém-nascida, na comunidade quilombola Ramal de Quindiua.

Fotos: Reprodução

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close