Assembleia aprova convocação do secretário de Cultura de Brandão para esclarecer sobre repasses ao Carnaval
Yuri Arruda Milhomem deverá explicar pagamentos de emendas parlamentares e transferências voluntárias aos municípios.

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, por unanimidade, na sessão desta quarta-feira (4), o Requerimento nº 024/2026, de autoria do deputado estadual Othelino Neto (PSB), que convoca o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda Milhomem, para prestar esclarecimentos sobre pagamentos de emendas parlamentares destinadas ao Carnaval e sobre transferências voluntárias aos municípios.
De acordo com o parlamentar, a convocação ocorre após relatos de atrasos e de falta de repasses de recursos prometidos para apoiar as programações carnavalescas nas cidades maranhenses.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, Othelino afirmou que o governo estadual não teria efetuado o pagamento de valores destinados a auxiliar os municípios na realização do Carnaval, ao mesmo tempo em que teria investido na contratação de atrações de outros estados.

O deputado também declarou que recursos provenientes de indicações feitas por parlamentares estaduais aos municípios não teriam sido pagos, o que, segundo ele, teria prejudicado diretamente as administrações municipais e suas programações festivas.
Segundo Othelino, gestores municipais e deputados relataram dificuldades e atrasos nos repasses, situação que motivou o pedido de explicações formais à Secretaria de Estado da Cultura (Secma).
Com a aprovação do requerimento, o secretário deverá comparecer ao plenário da Assembleia para esclarecer os critérios adotados pela pasta, a execução dos pagamentos e o cronograma de repasses relacionados ao Carnaval.
O requerimento foi protocolado no dia 24 de fevereiro de 2026.



