BEQUIMÃO

Bequimão-MA: Comunidades Quilombolas recebem certificação do Governo do Estado

O reconhecimento foi concedido junto ao Governo do Maranhão em cerimônia realizada em São Luís

No mês em que é comemorado o Dia da Consciência Negra, comunidades quilombolas de Bequimão foram beneficiadas com a entrega de certificações pelo Governo do Maranhão. O reconhecimento foi concedido durante cerimônia realizada em São Luís.

Com a certidão, as comunidades remanescentes de quilombos, localizadas na zona rural de Bequimão, passam a ter direitos, como a propriedade definitiva de seus territórios, assegurados por lei.

A conquista é mais um fruto da parceria entre o município e o Movimento Quilombola (MOQBEQ), que discutem de maneira contínua propostas para o fortalecimento dessa e de outras politicas públicas direcionadas aos povos tradicionais de Bequimão.

Participaram da solenidade o governador Carlos Brandão; o prefeito de Bequimão, João Martins; o ex-prefeito Zé Martins; secretários municipais, Edmilson Pinheiro, Fábio Silva e Rodrigo Martins e lideranças das cinco comunidades beneficiadas. Nesta ação, foram contempladas Território Pontal (Carnaubal e Olho D’água); Território Boa Vista/Iriritiua; Santa Tereza, Monte Palma, Monte Alegre, Suassuí, Juraraitá, Ramal do Quindiua e Marajá.

No mês de setembro já haviam sido beneficiadas outras cinco comunidades: Ariquipá, Sibéria, Pericumã, Mafra e Santa Rita.

Mostre mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo protegido!!!